Cãibras: qual a causa, como prevenir e como tratar?
O tema deste artigo divide populações: os que sentem cãibras com frequência e os que nunca (ou poucas vezes) sentiram cãibras na vida.
Esta contração dolorosa, resultante de um espasmo do músculo esquelético, pode acontecer durante ou após o exercício, ou até nem estar associada ao mesmo. A duração pode ser curta ou pode demorar até algumas horas.
Alguns fatores de risco incluem a idade, índice de massa corporal elevado, hábitos irregulares de alongamento/recuperação e historial familiar de cãibras.
A origem das cãibras é ainda desconhecida, no entanto, existem duas grandes teorias para o seu surgimento: desidratação e desequilíbrio eletrolítico e causa neurológica associada à fadiga muscular.
- No que diz respeito à desidratação e desequilíbrio eletrolítico, em 2016, um trabalho concluiu que as alterações da concentração de sódio eram clinicamente insignificantes na tendência de cãibra e que a concentração de potássio não foi estatisticamente significante, nos estudos avaliados.
- A hipótese neuromuscular associada à fadiga sugere que o aparecimento de cãibras é consequência das contrações musculares sucessivas, relacionadas ao exercício de longa duração ou repetitivo de alta intensidade.
Visto que é difícil encontrar as causas das cãibras, podemos prevenir o seu aparecimento ou prevenir caso aconteça, das seguintes formas:
- Realizar alongamento estático suave até que a cãibra desapareça;
- Ingerir alimentos que contenham ácido acético (ex: sumo de pickles e vinagre) ou ativadores do recetor transitório potencial (ex: pimenta chili). A ingestão de sumo de pickles já demonstrou reduzir em 1/3 a duração da cãibra, apesar da intensidade se manter semelhante;
- Ingestão de bebidas ricas em hidratos de carbono e eletrólitos, de modo a garantir uma correta hidratação e diminuir/retardar o aparecimento da fadiga muscular.
Sendo assim, para as pessoas que sofrem de cãibras frequentemente, apesar de não ser positivo do ponto de vista de resolução direta, pelo menos fica a descrição de algumas soluções prováveis.
Rui Tremoceiro – Solinca Dragão