O Recomeço no Ginásio
Recomendações Organização Mundial de Saúde (OMS, 2022)
A atividade física é importante na prevenção e controlo de doenças não transmissíveis. Segundo, a OMS (2022), algumas das mensagens principais que devem ser retidas são as seguintes: (1) A atividade física é boa para o corpo, mente e coração; (2) Qualquer quantidade de atividade física é melhor que nenhuma, e quanto mais melhor; (3) O fortalecimento muscular beneficia todas as pessoas; (4) Todas as pessoas podem beneficiar com o aumento da atividade física e redução do comportamento sedentário.
Crianças e Adolescentes (5-17 anos): (1) Pelo menos, uma média, de 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, maioritariamente aeróbia; (2) Pelo menos, 3 dias por semana, de atividade aeróbicas de intensidade vigorosa, bem como atividades de fortalecimento muscular e ósseo.
Adultos (18-64 anos): (1) Pelo menos, 150 a 300 minutos, de atividade física aeróbia de intensidade moderada; (2) Pelo menos, 75 a 150 minutos, de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa.
Idosos (65 anos ou mais): (1) Pelo menos, 150 a 300 minutos, de atividade física aeróbia de intensidade moderada; (2) Pelo menos, 75 a 150 minutos, de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa.
Recomendações de treino
Quando é iniciada ou retomada a atividade física é necessário ter em consideração alguns aspetos gerais para a prescrição do exercício.
Segundo o American College of Sports Medicine (2018), sabemos que o plano de treino ideal deve ter exercícios que trabalhem a capacidade cardiorrespiratória, força muscular, resistência, flexibilidade, a composição corporal e a capacidade neuromotora. Para além disso, o plano de treino deve reduzir o tempo de inatividade física/sedentarismo pelo aumento da atividade física.
De acordo com o ACSM (2018), as sessões de treino estão dividas em 4 momentos: (1) Aquecimento; (2) Fundamental; (3) Retorno à calma; (4) Alongamento. O aquecimento visa exercícios cardiorrespiratórios de intensidade fraca a moderada de pelo menos 5 a 10 minutos. Já no fundamental devemos realizar exercícios aeróbicos, de resistência, neuromotores, e/ou atividades desportivas no mínimo por períodos compreendidos entre os 20 e 60 minutos. Na fase de relaxamento realizar novamente exercícios cardiorrespiratórios de intensidade fraca a moderada de 5 a 10 minutos. Por fim, referir que os alongamentos têm de ser pelo menos 10 minutos depois do aquecimento ou depois da fase de relaxamento.
Avaliação Física Inicial (AFI)
Todos os iniciantes da prática de exercício físico, devem realizar uma avaliação física inicial tendo diversos objetivos tais como (1) reconhecer os pontos fortes e as fraquezas; (2) reconhecer a existência de alguma patologia; (3) realizar um acompanhamento seguro.
A avaliação física deve conter uma anamnese que segundo a ACSM (2018) consiste em um questionário que verifica o estilo de vida do cliente, bem como cirurgias, doenças, acidentes e historial de doenças familiares. Para além disto, deve ser avaliado a composição corporal, flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, resistência muscular e força muscular.
Bibliografia
American College of Sports Medicine. (2018). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription, Tenth edition. Wolters Kluwer Health
Organização Mundial da Saúde. (2022). Recomendações da OMS para atividade física e comportamento sedentário: Resumo. Organização Mundial da Saúde.