De onde vêm as dores musculares quando treinamos?
Associado ao processo de treino estão as dores musculares. É importante sabermos que a dor é um mecanismo de proteção do nosso organismo e que os receptores da dor são terminações nervosas livres que são susceptíveis a estímulos químicos, térmicos e mecânicos.
Neste processo de dor vamos distinguir 2 tipos de dor, dor durante o treino, e a dor dor pós treino.
Dor durante o treino, que pode ser descrita como uma sensação de o músculo estar a “queimar” quando executamos um grande número de repetições. Como consequência deste grande número de repetições ocorre falta de oxigénio no músculo e como consequência uma maior acumulação de iões de hidrogénio o que vai desencadear uma acidose (baixa de PH). Esta baixa de PH vai estimular os receptores da dor e que nos vai fazer querer parar o exercício.
Dor pós treino pode durar de 24 a 72 horas sendo que o período mais crítico normalmente revela-se entre as 24 e 48 horas. Estas dores resultam de um processo inflamatório que resulta das micro-lesões causadas no tecido muscular e conjuntivo, pelo treino. Estas dores podem também der categorizadas com DOMS(delayed onset muscle soreness)
De realçar que não têm de ocorrer dores musculares para que um treino seja eficiente!
Bons treinos!