5 snacks pouco calóricos a ter em sua casa
5 snacks pouco calóricos a ter em sua casa
Passar mais tempo em casa ou trabalhar a partir de casa pode significar uma maior tentação de ir petiscando. Adicionalmente, a cozinha encontra-se a poucos metros do local de trabalho, o que pode levar a mais deslocações em busca de um snack.
Nestes momentos, é crucial que a oferta alimentar que tem disponível em casa esteja a seu favor, evitando ter disponíveis alimentos calóricos e de baixo valor nutricional, como batatas fritas e outros snacks fritos, bolachas/biscoitos e chocolates.
1 - Gelatina de aromas sem açúcar
A gelatina sem açúcar tem poucas calorias (cerca de 2 kcal/dose), sendo o seu sabor doce conferido por adoçantes. Pode ser utilizada como SOS quando apetece algo doce e sem ficar com peso na consciência.
Pode optar por consumir a gelatina simples, feita com água fervente, ou adicionar iogurte natural ou queijo quark com 0% gordura na preparação e fazer um género de pudim, ou até fazer gomas.
Gelatina com queijo quark 0% gordura
- 1 embalagem de gelatina sem açúcar
- 250g de queijo quark 0% gordur
- Fazer a gelatina com a quantidade de água indicada na embalagem: levar metade da quantidade de água a ferver, dissolver a gelatina na água fervente e adicionar posteriormente a água restante.
- Acrescentar o queijo quark e misturar bem, com o auxílio de um batedor de arames.
- Dispor em taças individuais e levar ao frigorífico para que solidifique.
Gomas de gelatina
- 1 embalagem de gelatina sem açúcar
- Água fervente: cerca de 200 ml para cada 15g de gelatina
- 5 folhas de gelatina
- Juntar a gelatina sem açúcar à água fervente e dissolver bem a gelatina.
- Juntar a gelatina sem sabor, mexer e homogeneizar durante cerca de 1 minuto
- Retirar do lume e colocar em pequenas formas.
- Levar ao frigorífico cerca de 2 horas. Desenformar após solidificar.
Aliás em alternativa às gelatinas de compra, pode optar por fazer a sua gelatina em casa, com sumo de fruta natural e folhas de gelatina sem sabor ou ágar-ágar, se preferir uma opção de origem vegetal.
2 - Tremoços
O tremoço é uma leguminosa, tal como o feijão, o grão-de-bico ou a lentilhas, e é um alimento pouco calórico (117 calorias por 100g), rico em proteína (16g de proteína por 100g), em fibra (5g de fibra por 100g) e pobre em gordura.
Dada a sua conservação em sal, importa demolhá-los e passá-los muito bem por água de forma a remover o excesso de sal
3 - Vegetais, como cenoura, pepino, tomate cherry
No geral, os vegetais são alimentos com poucas calorias, tendo um elevado conteúdo em água, vitaminas e minerais, bem como uma série de compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias benéficas para a saúde. Desta forma, são uma ótima opção para incluir em snacks, nomeadamente a cenoura, o pepino ou o aipo em palitos e o tomate cherry.
Para conferir uma maior saciedade, posteriormente podem ser acompanhados de uma fonte de proteína, como ovo, queijo magro /light ou pasta de leguminosas, como o húmus feito com grão-de-bico.
4 - Fruta, preferindo as menos calóricas
No geral, as frutas têm um baixo valor calórico, sendo que algumas se destacam, como as framboesas, a papaia, a tangerina, a pera, os morangos ou o abacaxi.
Fruta | Calorias (kcal) / 100g |
Framboesa | 34 |
Papaia | 39 |
Morango | 29 |
Tangerina | 40 |
Pera | 41 |
Abacaxi | 44 |
Algumas frutas, como as framboesas ou os gomos da tangerina, pelo facto de serem de menor dimensão, são ótimas como snack. As restantes, podem ser cortadas em porções mais pequenas e pode ajudar a dar a perceção de ter comido uma maior quantidade em relação à que realmente comeu.
5 - Pipocas caseiras
As pipocas caseiras podem ser uma boa opção para um snack, visto que é possível prepará-las de forma saudável e assim minimizar a quantidade de açúcar e de gordura, habitualmente presentes nas pipocas embaladas prontas. Contudo, tenha em atenção as quantidades, tentando não ultrapassar as 20g.
Pode prepará-las em casa de forma fácil e saudável no microondas: juntar 3 colh. sopa de milho e 3 colh. sopa de água num recipiente de vidro, tapar o recipiente com película aderente, onde dever uns furos, e levar ao microondas por cerca de 5 a 6 minutos em potência máxima.
Nutricionista Ana Isabel Almeida (0766N)