Como acabar com a Retenção de Líquidos
A retenção de líquidos é algo muito comum nas mulheres e contribui para a barriga inchada e a celulite. Poderá agravar-se e causar pernas e pés inchados. As alterações hormonais, o sedentarismo, o excesso de consumo do sal e produtos industrializados estão entre as causas mais comuns.
O acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, ao qual se pode observar no volume abdominal, rosto, pernas, tornozelos e pés. Através do sinal de Godet, um método clínico que é avaliado por meio da pressão sobre a pele durante 5 segundos, a fim de se evidenciar o edema.
Seguem-se 3 pontos-chave a ter em atenção:
1. Ingerir chás e infusões diuréticas
- Cavalinha
- Hibisco
- Carqueja
- Verde
- Gengibre
- Salsa
- Centelha asiática
- Ginkgo Biloba
2. Praticar exercício físico
A prática de exercício físico é uma excelente forma de desinchar o corpo com que se veja a curto prazo, contribuindo para o emagrecimento. A contração dos grandes grupos musculares como as pernas, os glúteos e os braços, exerce uma força para que o excesso de líquidos seja eliminado através da urina. Por isso, é comum sentir a vontade de urinar após 1 hora de exercício físico.
3. Orientações gerais
- Beber pelo menos 1,5L de água diariamente;
- Substituir o sal por ervas aromáticas;
- Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como a melancia, pepino e o tomate;
- Ingerir alimentos ricos em água, como o rabanete, nabo, couve-flor, melancia, morango, melão, abacaxi, maçã e cenoura;
- Evitar os alimentos ultraprocessados, tais como: conservas e enlatados;
- Ingerir alimentos ricos em potássio (ajuda a reduzir o sal no corpo), como a beterraba cozida, abacate, iogurte desnatado, sumo de laranja ou banana;
- Evitar ficar muito tempo de pé, sentado ou com a pernas cruzadas;
- Colocar as pernas para o alto ao final do dia 10 minutos. Poderá usar óleo essencial de menta para auxiliar ainda mais na ativação da circulação.
Nutricionista Andreia Pais (3547N)