Beringela recheada com bolonhesa de soja
A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, pertencente à família das Solanaceae, onde se inclui igualmente o tomate, a batata e o pimento. A variedade mais comum de beringela no mercado apresenta um formato de pera e uma cor púrpura escura; contudo existem outras variedades com diferentes formatos, desde o formato de pera a um formato de ovo, e diferentes cores de casca, desde púrpura escuro, a púrpura pálido, branco, laranja ou verde, com cor sólida, listrada ou malhada.
A beringela tem um baixo valor calórico (16 kcal/100g) e é fonte de fibra (2,5g/100g), de potássio (234 mg/100g), de ácido fólico (20 mcg/100g) e de carotenóides, como a luteína, a zeaxantina e a β-criptoxantina.
De forma a tirar partido dos benefícios da beringela, sugerimos a seguinte receita que vai ajudá-lo a inclui-la na sua alimentação. Nas próximas 2 semanas terá acesso a mais 2 receitas com beringela:
Ingredientes:
- 1 chávena de soja granulada fina
- ½ cebola
- 1 colh. sopa de azeite
- 200g de polpa de tomate
- 1 dente de alho
- 150g de cogumelos
- 1 folha de louro
- 1 beringela
- Queijo ralado light
- Sal, azeite e oregãos q.b.
Preparação:
- Hidratar a soja durante 30 minutos.
- Cortar a beringela a meio longitudinalmente e retirar a polpa com o auxílio de uma faca e de uma colher; levar a beringela a cozinhar no forno a 180ºC durante 10 minutos.
- Num tacho, colocar a cebola e o dente de alho picados, a folha de louro e o azeite e deixar cozinhar.
- Acrescentar os cogumelos, a polpa da beringela cortada em pedaços pequeno, a polpa de tomate e a soja hidratada; temperar com sal, pimenta preta e oregãos e deixar cozinhar e apurar.
- Rechear a beringela com a bolonhesa de soja e polvilhar com o queijo ralado e com oregãos; levar ao forno para que o queijo gratine.
Nutricionista Ana Isabel Almeida