Beringela à la parmegiana
A beringela apresenta na sua constituição uma série de compostos fenólicos, que lhe conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Os compostos fenólicos com maior destaque são:
- Ácido clorogénico: é um dos mais abundante na beringela e encontra-se presente em todos os tecidos deste legume;
- Antocinaninas: são os pigmentos responsáveis pela cor púrpura da pele da beringela, dos quais se destacam a nasunina.
A beringela apresenta ainda glicoalcalóides, como a α-solamargina e a α-solasonina, responsáveis pelo sabor amargo que é por vezes associado à beringela. Aos glicoalcalóides têm sido atribuídos efeitos benéficos para a saúde em baixas concentrações.
De forma a tirar partido dos benefícios da beringela, sugerimos a seguinte receita que vai ajudá-lo a inclui-la na sua alimentação:
Ingredientes
- 1 beringela
- 5 tomates
- 1 cenoura
- 1/3 de talo de aipo (opcional)
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho
- 1 queijo mozzarella
- Sal e pimenta preta q.b.
- Manjericão a gosto
Preparação
- Lavar e cortar 5 tomates em cubos e colocar num tacho com a folha de louro, os dentes de alho picados, a cenoura e o aipo cortados em rodelas; deixar cozinhar por 15 minutos.
- Retirar a folha de louro e triturar os legumes, de forma a obter um molho de tomate. Temperar com sal, pimenta e manjericão e reservar.
- Cortar a beringela em rodelas, com cerca de um dedo de largura, e temperá-las com sal; grelhar as rodelas de beringela.
- Cortar o tomate e o queijo mozzarella em rodelas.
- Forrar o fundo de pirex com molho de tomate e colocar três rodelas de beringela sobre o molho de tomate; colocar uma rodela de tomate sobre cada rodela de beringela, um pouco de molho de tomate e uma rodela de mozzarella. Repetir o processo com as restantes fatias, terminando com o molho de tomate e uma rodela de mozzarella. Colocar manjericão sobre o queijo mozzarella.
- Levar ao forno a 180ºC durante 15 a 20 min.
Nutricionista Ana Isabel Almeida