Exercício em Quarentena

Exercicio em Quarentena

Numa altura em que todos somos inundados com informações, grande parte delas contraditórias, é fundamental ser rigoroso na escolha das nossas fontes. E é aqui, que reside um grande desafio para os próximos tempos.

 

Ciente disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deixou-nos várias considerações onde reforçou a importância de termos atenção à nossa saúde mental. E para isso, aconselhou a prática de atividade física relaxante e divertida de modo a manter a sanidade mental, aliando a isso uma boa rotina de sono e uma alimentação saudável.

 

É recomendada a prática diária de uma rotina de exercícios que permita manter a mobilidade corporal e evitar o tédio. Estas preocupações não existiram somente a nível global, mas também nacionalmente. Para isso, a Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu algumas recomendações para todos aqueles que vivem uma vida ativa sem sintomas nem diagnóstico de doença aguda.

 

Para evitar comportamentos sedentários, recomenda a nossa DGS que, ao longo do dia:

 

  • Evitar ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado;
  • Andar pela casa enquanto se fala ao telemóvel;
  • Levantar-se ou andar pela casa durante os intervalos publicitários televisivos;
  • Tornar o seu comportamento sedentário em tempo de lazer mais proveitoso: ler, jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, são sempre atividades com estímulo cognitivo importante.

 

De modo a que se possa manter são e ativo é importante estimular não só a mente, mas também o corpo. E para isso, vamos tentar dar-vos várias rotinas de exercício, diferentes desafios e mais ferramentas para que nada vos falte nestes dias de isolamento. Conjuntamente com a DGS, recomendamos:

 

  • A realização de pelo menos 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular;
  • Para manter a sua aptidão cardiovascular andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, manter e seguir uma rotina de exercício, ou qualquer outra atividade que o satisfaça;
  • Aproveite tudo o que o rodeia para praticar exercício: sacos de mantimentos, garrafas de água, toalhas, cadeiras. Caso não se sinta confortável com as sugestões que vamos dando ao longo destes dias e queira manter as coisas o mais simples possível tem sempre a solução mais fácil e prática: exercício com o próprio peso corporal;
  • Recorra à sua companhia: filhos, companheiro ou companheira ou até animais de estimação. Importante é que manter corpo e cabeça ativas, e preparadas para enfrentar estes dias de isolamento físico e social.
  • Enquanto falar ao telemóvel, circule pela casa;
  • Por passar mais tempo sentado, execute alongamentos das diversas musculaturas;
  • Faça os nossos programas de treino que estão adaptados para realizar em casa https://www.ginasio-online.pt e https://www.facebook.com/Solinca

 

No fundo, tudo o que recomendamos é que dentro das suas quatro paredes se mexa. Tudo o que possa fazer agora vai agradecer quando a normalidade regressar. Nós, enquanto Solinca, cá estaremos para ajudar e dar soluções para que estes dias sejam o mais breve possível!

 

Mantenha-se activo! Mantenha-se mais forte! Bons treinos!