Pilates para todos
O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates, é um método de treino que tem como base o controlo muscular e, que visa, a total e completa conexão entre o corpo e a mente. Este método prevê não só devolver e restaurar a saúde dos indivíduos com patologias/lesões, mas também promover um aumento da qualidade de vida das pessoas saudáveis (sem lesões ou patologias diagnosticadas).
Este método procura estimular o corpo de forma global, com o objetivo de aumentar a mobilidade, equilíbrio, flexibilidade, força e tonificação muscular, sendo este reconhecido por promover a:
- melhoria da postura,
- aumento da tonificação muscular,
- aumento da mobilidade articular,
- alívio de tensões,
- diminuição do stress percecionado,
- controlo e eficácia da respiração,
- aumento da flexibilidade, coordenação motora
- e realizando-se em ambiente de aula de grupo, promove também a socialização.
Apesar de a prática de Pilates, estar ainda associada a pessoas com algum constrangimento físico ou pessoas com mais idade, a verdade é que o Pilates é uma modalidade que pode, e deve ser praticada por todos. Expondo casos práticos, temos vários exemplos:
- As crianças, devem praticar uma vez que, além de benefícios físicos, ao nível da postura, coordenação motora, flexibilidade e perceção/consciência corporal, promove também benefícios ao nível da concentração, disciplina e ao hábito/gosto pelo exercício/atividade física, prevenindo problemas futuros.
- O Pilates possui uma grande vantagem em relação aos demais métodos de exercícios, os exercícios de pilates não possuem impacto, o esforço e o tempo em contração pode ser facilmente adaptado ao nível de condicionamento cada um, independentemente dos problemas que o praticante tiver, seja a nível de ossos, músculos ou articulações.
- Quando falamos de idosos temos ainda o facto da socialização, da concentração, da melhoria da qualidade do sono e da redução da fadiga.
- Durante a gravidez, a mulher não necessita de parar por completo a prática de exercício físico, sendo o Pilates uma ótima opção face aos benefícios que encontramos neste método de treino. Destacando o aumento da força do soalho pélvico, socialização com outras futuras mães, melhoria na respiração, que beneficiará momento das contrações durante o parto e a redução das dores de costas, através dos exercícios focados na zona do corpo que sustenta a coluna, que sofrerá um aumento de peso devido ao bebé.
Concluímos que, o Pilates é um método extremamente completo e eficaz no que toca ao exercício físico e à saúde, contemplando um inúmero leque de benefícios que certamente tornarão o dia-a-dia do praticante melhor e mais predisposto para as adversidades não só físicas, mas também sociais e mentais.
Hélio Cruz,
Fitness Instructor Solinca Guimarães