3 alimentos sem glúten que substituem a farinha de trigo
O glúten é uma proteína existente na composição de alguns cereais. As pessoas com doença celíaca têm incapacidade de fazer digestão desta proteína e apresentam diversos sintomas principalmente gastrointestinais. Por outro lado, diferentes pessoas poderão ter diferentes sensibilidades e por essa razão a sua alimentação terá de ser limitada ou ausente de alimentos com glúten.
O trigo é um dos cereais que contempla o glúten na sua composição. Neste artigo irão ser apresentados 3 alimentos sem glúten que poderão substituir a farinha de trigo.
- Quinoa
A quinoa é um pseudocereal, pois pertence ao grupo dos cereais mas apresenta um teor de proteínas de elavado valor biológico considerável. Além disso, é uma boa fonte de áciods gordos ómega-3 e algumas vitaminas com poder antioxidante como as vitaminas A, C e E.
- Amaranto
O amaranto é também um pseudocereal como a quinoa mas menos famoso. Porém, não é menos rico nutricionalmente pois tem um bom teor de fibras, hidratos de carbono, proteína e de micronutrientes como o mineral potássio e a vitamina A.
- Milho
O milho é um cereal e uma boa fonte de potássio e fósforo e a sua farinha pode ter muitos usos culinários tais como em bolos e pão.
Se costuma utilizar farinha de trigo de forma regular, estes são três exemplos de cereais (que também existem em farinhas) que pode utilizar como substitutos.
Serviço de Nutrição Solinca