Oferta

MENSALIDADES
2024

+

inscrição

• sem fidelização
• HORÁRIO LIVRE

Aproveita os

Black Deals

Até 30 de novembro

Mapa
de Aulas

Últimos artigos

VAMOS BRINCAR COM AS CRIANCAS

VAMOS BRINCAR COM AS CRIANÇAS

É do conhecimento geral os benefícios da atividade física para todas as idades, especialmente quando se começa em criança. As destrezas motoras, as capacidades coordenativas e condicionais quanto mais cedo forem exercitadas, mais sucesso terão na idade adulta, e o jogo é uma dessas formas (desde que devidamente ajustadas a etapa de desenvolvimento motor em que a criança, ou o adulto se encontra). Para organizar bem os jogos devemos seguir algumas orientações entre elas enumeramos as seguintes: possuir grande variedade de jogos, ter espírito de adaptação, preparar os jogos com antecedência, saber apresentá-los, observar as crianças durante os jogos e cuidar dos pormenores materiais. Também é preciso dirigi-los da melhor forma, sabendo colocar-se, cuidar da voz, saber comandar, cuidar da atitude, organizar bem os jogos, como sancionar êxitos e fracassos. “O jogo bem orientado desenvolve o carácter, torna o homem forte, generoso na derrota e condescendente na vitória; apura os sentidos, dá penetração intelectual e fortalece a vontade. É uma atividade completa para todo o homem pois não só aperfeiçoa o corpo como instrumento de espírito, mas também torna o mesmo espírito instrumento mais perspicaz na investigação e comunicação da verdade, ajudando o homem a alcançar o fim ao qual se hão-de subordinar todos os outros fins, isto é, servir e louvar o Criador”. (PIO XII citado por  (“Vamos jogar” – Manual de jogos, , 1977) Aqui poderá tirar uma série de jogos, a título de exemplo, que poderá realizar com o seu filho: Jogos em circuito (o gato e o rato; bola no centro; as cadeiras; cadeia de palavras; bola ao centro) Com bola (a bola quente; o caçador; os dias da semana; jogo a cavalo; de pé e sentados) Estafetas (ida e volta; serpentear entre arcos; salto ao eixo; bola por cima da cabeça; colher e bola) Luta e força (luta de tração em círculo; o comboio; a união faz a força; as serpentes; o jogo dos ursos) Perseguição (o gato; o jogo do lenço; roubo do chapéu; a rolha; a rede) Jogos de berlindes e malha (o berlinde; jogo dos 3 pauzinhos; o jogo do peão; o mikado; a raposa e as galinhas) Orientação e atenção (os 4 cantinhos; as 3 pancadas; o macaco esperto disse; o que deseja o patrão; a minha mão está vaga) Observação e memória visuais (o jogo da observação; de quem é o pé?; olho na pista; o saco das surpresas; o que é que se mudou) Observação e memórias auditivas (onde caiu o objeto; cabra cega; reproduza o ruído; traga a bola; a frase longa) Recreativos (siga o chefe; o telefone; desconfio; formar palavras; a profissão) Jogos de corrida (o carro de mão; a corrida com corda; a centopeia; corrida em comboio; dois mais um) Jogos aquáticos (o peixe voador; o hidroavião; corrida em quadrado; a corrida do ovo; a rede).

Ler mais
wrap de aveia

Wrap Integral de Aveia

Tempo de prepação: 30 minutos Receita para 8 wraps Ingredientes: 1 + ½ Chávena de aveia (128g) + Aveia para polvilhar na mesa ½ Chávena de água 1 pitada de sal Preparação: Coloque numa taça a aveia, sal e a água e misture bem com uma colher. Polvilhe uma superfície com farinha de aveia, transfira a massa e amasse durante 2 minutos até ao ponto que a massa já não cola nas mãos. Coloque dentro de um saco fechado e depois no frigorifico durante 10 minutos. Retire a massa e divida em 8 partes iguais. Faça uma bola e comece a espalma-la com um rolo de massa até fazer um wrap fininho, circular, mais ou menos do tamanho de um prato de refeição. Aqueça uma frigideira antiaderente à temperatura máxima e coloque o wrap, cozinhe durante 30 segundo de cada lado e por fim 20 segundo na primeira face que cozinhou. A receita está pronta! Agora pode rechear o wrap com alimentos do seu gosto, de preferência com uma fonte de proteína (ex ovo, queijo) e hortícolas (ex tomate, rúcula…) DICA: Não cozinhe por muito tempo, se não o wrap vai ficar duro e não maleável. Validade: 7 dias no frigorifico. Se congelar, coloque folhas de papel vegetal entre os wraps, congele por no máximo 30 dias. Informação Nutricional por wrap: Valor calórico: 61kcal Proteína: 3g Gordura: 1g Hidrato de Carbono: 10g Fibras: 2g Serviço Nutrição Solinca

Ler mais
10 sintomas da falta de vitamina D

10 sintomas da falta de Vitamina D

A falta de vitamina D é muito comum na população portuguesa. Um estudo(1) em 2020 mostrou que 60% da população adulta está em carência/deficiência desta vitamina. Não existe nenhum sintoma característico e só é possível o seu diagnóstico através das análises sanguínea. Só após um tempo relativamente significativo de falta desta vitamina é que poderão surgir sinais e sintomas, como: Dor nos músculos; Sensação de fadiga, fraqueza e mal-estar; Dor nos ossos; Espasmos musculares. Fraqueza nos ossos, tornando-os mais fáceis de se fragmentarem, especialmente os ossos da coluna, quadril e pernas; Osteomalacia ou osteoporose em adultos; Atraso no crescimento nas crianças; Arqueamento das pernas na criança; Alargamento das extremidades dos ossos da perna e dos braços; Atraso no nascimento dos dentes do bebé e o aparecimento de cáries precoce; Consequências da falta de Vitamina D Diabetes Hipertensão arterial Obesidade Artrite reumatoide Esclerose múltipla Funções da Vitamina D Possui várias funções, atua como uma hormona: Função imunitária (diminui risco de infeções respiratórias; previne doenças autoimunes) Contribui para a saúde muscular (força, recuperação) Contribui para boa saúde óssea Aumenta absorção de cálcio e fósforo no intestino Regula o crescimento das células O aconselhado será a exposição solar diária de 15 a 20 minutos sem proteção solar de face, pernas e braços, pois a exposição solar é a principal fonte de ativação da produção de vitamina D pelo nosso próprio organismo. A alimentação também tem um contributo, mas muito mais baixo. Alimentos como sardinha, salmão e ovo (gema) são boas fontes alimentares. Estando nós no pico do Inverno, com menos exposição solar, já avaliou a sua vitamina D? Serviço Nutrição Solinca Referências Bibliográficas: Duarte C., Carvalheiro H., Rodrigues A.M., Dias S.S., Marques A., Santiago T., Canhão H., Branco J.C., Silva J.A.P. Prevalence of vitamin D deficiency and its predictors in the Portuguese population: a nationwide population-based study. Archives of Osteoporosis. 2020. 2;15(1):36.

Ler mais