A bicicleta estática e as aulas de grupo
Aula de Bike consiste em exercícios feitos numa bicicleta ergométrica, num ambiente preparado para a atividade, existem diferentes níveis de esforço conforme o seu condicionamento físico.
Segue um padrão de planeamento onde teremos algumas variações de frequência cardíaca e movimentos na bicicleta, ou seja, pedalar em pé, sentado, com carga rápida, pesada ou moderada.
É correto dizer que as aulas de Bike se encaixam perfeitamente no conceito de treino intervalado, através de diferentes métodos de treino, aeróbio e anaeróbio.
A preparação de uma aula, segue uma linha de execução que vai desde a montagem das músicas, ajuste de cada bicicleta, ativação motora, parte fundamental (treino), alongamentos dos principais músculos solicitados e por fim retorno calma.
É uma atividade cardiovascular que permite que treine sempre com segurança, evita impactos prejudiciais nas suas articulações, e consegue desfrutar de vários outros benefícios.
É um treino incrível para a parte inferior do corpo. Quadríceps, gémeos e glúteos sentir-se-ão a “queimar” durante uma aula, especialmente quando a resistência é aumentada. Sendo os músculos das pernas alguns dos maiores do corpo, quanto mais massa muscular da parte inferior, mais calorias você queimará durante os treinos e em repouso.
Andar de bicicleta é muito melhor para suas articulações do que correr. O ciclismo/ aulas de Bike é uma ótima forma de trabalhar o seu cardio, se estiver à procura de um treino de baixo impacto. Se tem dor lombar, mas continua à procura de perder peso, aula de Bike serão das melhores apostas e em comparação com outras formas de cardio, tem um baixo risco de lesão.
O número de calorias é bastante individual, além de contar o tipo de aula e o esforço que você faz. Em média o gasto energético é entre 400 e 1.000 calorias por hora, dependendo da intensidade do percurso e do quanto você se dedica.
Professor Tiago Félix
Solinca Ermesinde