A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TREINO
Cada ser humano tem a sua individualidade e particularidade, quer seja do foro físico, mental e emocional. Cada um de nós tem a sua história, tem as suas experiências, tem as suas metas e objectivos a concretizar. E no âmbito desportivo não é diferente. Por isso, sempre que recebemos um aluno pela primeira vez, priorizamos a marcação e realização da avaliação física.
De facto, para qualquer profissional da nossa área e para qualquer frequentador de ginásio, deve ser, na nossa opinião, crucial a realização da avaliação física inicial.
A avaliação física é um momento exclusivo, em que o Personal Trainer tem a oportunidade de ouvir activamente o aluno e, do mesmo modo, o aluno tem a oportunidade de conhecer qual o seu estado físico atual. É um momento que pode ser entendido como o “momento zero” do início da prática desportiva.
A realização de uma anamnese detalhada, é sempre um bom ponto de partida. Nesse momento podemos desenvolver uma agradável interação com o aluno, estabelecendo uma relação empática, de forma a que ele se sinta acolhido e saiba que está perante um profissional que o pretende ajudar.
Nesta fase são colocadas ao aluno algumas perguntas estratégicas que visam dotar o Personal Trainer de informações indispensáveis para o desenvolvimento pleno do programa de treino.
Estas pretendem recolher o máximo de informação acerca das práticas do quotidiano e estilo de vida, quantidade e qualidade do descanso, histórico médico clinico e estado motivacional, pois tudo isto, influencia diretamente ou indiretamente o processo, condicionando o resultado final.
A avaliação da composição corporal compreende a recolha de dados, nomeadamente de bio impedância e perímetros corporais, que vão, ajudar a que tenhamos uma noção do estado atual do aluno, seja para fins de uma melhor qualidade de vida, ou para fins estéticos e de performance desportiva.
Uma avaliação postural e a avaliação da capacidade neuro-músculo-articular serão úteis, nomeadamente na recolha de informações complementares e preciosas à prescrição de um plano de treino, que se pretende seguro, criterioso e adequado às reais necessidades do aluno.
Desequilíbrios estruturais, limitações de força e limitações de amplitudes articulares, são algumas das questões detetáveis nestas análises.
A avaliações físicas periódicas, são para nós muito importantes, porque vão permitir manter um acompanhamento mais próximo e, ir ajustando o plano de treino e rotina semanal de treinos de acordo com a situação actual dos alunos, quer em relação à sua performance, como também em relação à sua disponibilidade e motivação. Assim, fazemos o ponto de situação em conjunto, monitorizamos os progressos, gerimos os seus objetivos e motivações e redefinimos o caminho a seguir.
Agende a sua avaliação física inicial gratuita e reavaliações periódicas gratuitas, junto do seu instrutor.
As sua metas são os nossos objectivos.
Personal Trainer,
Milton Anjos