A importância do exercício físico ao longo da idade
A atividade física e seus benefícios é um tema muito abordado nos dias de hoje. Atualmente sabe-se que a prática regular de exercício físico é um forte aliado na promoção da saúde e qualidade de vida em todas as idades e a população sénior não é exceção.
Com o avançar da idade, assistimos a uma perda significativa de algumas capacidades físicas, como a capacidade aeróbia, a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação motora, acrescendo a estas a perda de massa muscular e óssea e o aumento da massa gorda. A prática regular de atividade física ajudar a retardar o surgimento destes sintomas, promovendo um envelhecimento com qualidade de vida.
A inatividade, o sedentarismo e algumas doenças que surgem estão intimamente ligadas à diminuição da capacidade cardiovascular dos indivíduos e, assim sendo, quanto mais se movimentar, menor será essa perda. Exercícios como caminhar, andar de bicicleta ou nadar são ótimas opções para incluir na sua rotina semanal.
Para além dos exercícios aeróbios, os exercícios de treino de força também se revelam fundamentais nesta faixa etária. A manutenção ou aumento da massa muscular promovem um aumento da força e motricidade, reduzindo o risco e a gravidade das quedas tão comuns nestas idades. Os exercícios com pesos, elásticos ou máquinas de musculação são alguns exemplos que podem ser adotados.
Com o avançar da idade, ocorrem perdas nas funções cognitivas, memória e aprendizagem. A prática de exercício físico aumenta a irrigação sanguínea no cérebro, o que pode trazer benefícios ao nível da diminuição do declínio cognitivo.
Ao nível da saúde mental, a prática de exercício físico também se tem revelado indispensável, podendo ter um papel preponderante no combate à depressão, aumento da autoestima e integração social. As atividades em grupo podem ser uma boa opção.
Concluindo, a atividade física regular deverá ser incluída na sua rotina diária. Contudo, não nos podemos esquecer que cada caso é um caso, devendo as tarefas ser adequadas às capacidades e/ou limitações de cada um. Para tal, procure um profissional que o ajude a caminhar para os seus objetivos de forma segura e progressiva, proporcionando um maior compromisso e segurança nos seus treinos.
Ser fisicamente mais ativo vai ajudá-lo a fazer aquilo que mais gosta e a manter-se independente, para além de todos os benefícios ao nível da sua saúde física e mental. Lembre-se que ter um corpo saudável é meio caminho andado para elevar a sua qualidade de vida.
Bons treinos!
João Ribeiro, Rita Correia e Sofia Sousa, Personal Trainers Solinca Estoril