A importância dos aspetos motivacionais na prática da atividade física em crianças

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O que é a motivação: De acordo com Samulski, em 1992, a motivação é definida como um processo intencional ativo, onde o indivíduo procura uma meta e esta depende de fatores ambientais (extrínsecos) e fatores pessoais (intrínsecos). Para Isler (2002), o motivo é a mola propulsora responsável pelo início e manutenção de qualquer atividade executada pelo ser humano.

 

Segundo BecKem et al. (2000), existem vários estudos que relatam os motivos que fazem com que as crianças procurem um desporto ou uma atividade física. Entre eles destacam-se: vontade de aprender, determinação em superar as habilidades, a alegria, estar na companhia dos amigos e superar limites. Gould (2004), acrescenta o vencer e o bem-estar aos motivos mencionados anteriormente. Outros autores adicionam ainda a obtenção de sucesso, a melhoria da condição física e a necessidade em fazer novas amizades. Por vezes, estes motivos podem não ser alcançados, levando a criança a sentir desmotivação na prática de determinada modalidade desportiva, podendo culminar na desistência. Para evitar que tal aconteça, devemos compreender a importância dos aspetos motivacionais, ir avaliando/acompanhando e criando estratégias e formas de incentivo. Por vezes, é necessário mudar o ambiente, para aumentar os níveis de motivação, ou seja, criar situações múltiplas intercalando a recreação com a competição, garantindo a igualdade de oportunidades a todos os intervenientes. Os maiores motivadores das crianças são os pais, professores e treinadores. Estes desempenham um papel fundamental, conseguindo influenciar os níveis de motivação através dos seus estilos de liderança, respostas afetivas e comportamentos de colaboração.

 

De acordo com vários estudos realizados, as crianças que se encontram mais motivadas, possuem maior nível de atividade física.

 

Podemos então concluir que a atividade física e o desporto são ótimas ferramentas para promoção de hábitos saudáveis, contribuindo para extinção dos comportamentos sedentários. Assim sendo, o sucesso para a motivação, é oferecer um tipo de atividade que vá de encontro com as preferências do público a que se destina. Esta atividade deve possibilitar o convívio social, ter vertente lúdica e competitiva, capaz ainda de envolver a família e os pais. Estes fatores irão maximizar a participação e permanência na prática desportiva, contribuindo também para o aumento dos níveis de motivação e minoração do quadro de inatividade física.

 

“Ensine a criança e o jovem a verem o sucesso como superação das suas metas, não meramente como vitórias em competições”
(Weinberg e Gould, 2001)

 

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