Alimentação saudável e divertida para crianças
Os primeiros anos de vida são fundamentais para transmitir conhecimentos importantes ao nível da educação alimentar, possibilitando assim que se criem hábitos alimentares saudáveis desde cedo, que poderão perdurar pela vida fora.
A alimentação influencia o crescimento, o bem-estar e a saúde no presente, mas também no futuro. Com boas escolhas alimentares não vamos apenas prevenir excesso de peso, mas também promover mais saúde, vitalidade, imunidade, concentração e memória!
O que mais chama a atenção da criança numa refeição é sobretudo a forma de apresentação e cor. Os adultos deixam-se cativar mais pelo flavour (sabor e cheiro), a textura, a conveniência, o preço, a qualidade nutricional… entre outros aspetos.
Portanto se conseguirmos jogar com as cores, as texturas e as formas dos alimentos, podemos estimular a criança a comer.
Uma estratégia passa por ter alimentos que queiramos estimular o consumo (ex: frutas, vegetais e legumes) cortados minuciosamente com autênticas animações, como desenhos animados, personagens conhecidas, animais, imagens que estão habituadas a ver nos livros infantis e com diferentes texturas.
- Personagens como o Mikey ou o Nemo (preparados maioritariamente com pão integral, cenoura, beterraba e queijo.
- Paisagem da natureza (plantas, árvores…), ou animais (exemplo joaninhas) – usando rúcula, tomate cereja, queijo mozarela, uvas…
- Fruta disposta de forma geometricamente apelativa e/ou combinada com queijo em forma de espetadas
- Muffins ou queques caseiros em formato de desenhos animados
Nem sempre se justifica fazer animações com os alimentos, mas o fato de ser um prato colorido e bem organizado já vai estimular a criança a comer voluntariamente com agrado. Podemos por isso fazer analogias da cor a personagens:
- Podemos ter um bolo saudável com base de aveia, espinafres e banana – fazer a analogia com a personagem Shrek – bolo do Shrek
Receita de Bolo de banana e espinafres (bolo do Shrek):
Ingredientes:
- 2 chávenas almoçadeiras de farinha de aveia
- 4 ovos
- 4 bananas maduras
- ½ chávena de azeite
- 1 chávena almoçadeira de espinafres
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- Canela a gosto
Preparação:
- Num liquidificador ou robot de cozinha coloque as bananas, os ovos e o azeite até obter uma mistura homogénea.
- Adicione os espinafres e triture mais um pouco.
- Em seguida adicione a farinha de aveia, a canela e o fermento.
- Coloque a massa numa forma untada com azeite e farinha de aveia e leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos.
Outra estratégia passa por incluir os legumes e vegetais de forma disfarçada, misturados com outros alimentos, como por exemplo:
- Puré de batata doce e brócolos
- Puré de batata e cenoura/abóbora
Envolver a criança na preparação dos alimentos e os pais darem o exemplo a comerem alimentos saudáveis já são incentivos para que a criança consuma. Não têm que se aplicar todas estas estratégias em simultâneo, mas aplicar algumas delas com certeza será já uma boa ajuda.