Como evitar os excessos na época de Natal?
Quando chega o mês de dezembro aparecem as preocupações características: os presentes, a família, os convívios, os doces, os chocolates, o peso, etc. Este é habitualmente o mês de convívio, de partilha, de esperança e de comida, com muitos jantares de amigos e de trabalho, podendo ser um obstáculo em manter o foco. Os estudos indicam que em média um adulto ganha entre 0,5kg a 3kg no mês de dezembro, não pelo que come no dia de Natal, mas pelo que vai comendo durante todo o mês. Contudo este ano, talvez os jantares de Natal e com amigos não aconteçam na mesma proporção com que aconteciam noutros anos, de forma a que até poderá ser bom para a sua gestão de peso.
A estratégia é pensar que não é uma altura em que se pode comer tudo o que “a dieta” não permitiu no resto do ano. Tal e qual como noutra qualquer época do ano, há que ter alguns cuidados para evitar os excessos dos jantares de Natal:
- Não ir para estes convívios com fome, fazendo um lanche ou comendo uma sopa de legumes antes de sair de casa;
- Comer devagar;
- Escolher entradas saudáveis, como queijo fresco (sem pão), azeitonas, marisco (não frito), salada de polvo/ovas, etc.;
- Se o prato principal estiver predefinido, pedir uma boa salada ou legumes para o acompanhar. Servir-se primeiro dos alimentos menos calóricos (ex.: vegetais) e só no fim dos mais calóricos;
- Já nas sobremesas, há 3 hipóteses: evitar (passa diretamente para o café), escolher uma porção pequena ou dividir com um amigo. Existem sobremesas menos calóricas como as à base de claras, de fruta e de gelado.
- Moderar o consumo de sumos, bebidas gaseificadas ou alcoólicas, pois aumentam as calorias da refeição, devendo preferir o consumo de água (com gás, limão, hortelã).
- Fazer escolhas: se lhe apetecer mesmo as entradas, tentar optar por um prato mais saudável. Caso lhe apeteça um prato principal mais pesado ou calórico, deixar as entradas e a sobremesa de lado. Caso lhe apeteça a sobremesa, já sabe, não abuse no resto.
E após o jantar, como poderemos compensar? Primeiro que tudo, não se engorda num só dia ou numa só noite.
- Deve voltar à alimentação que faz diariamente;
- Consumir fruta rica em antioxidantes (frutos vermelhos, kiwi, papaia, etc.);
- Optar por uma refeição mais leve e de fácil digestão ao jantar, como sopa de legumes, carne ou peixe apenas com vegetais, uma salada de vários vegetais com queijo fresco, etc.;
- Aumentar o consumo de água ou infusões diuréticas (chá verde, hibisco, cavalinha) ao longo do dia (>1,5L), promovendo uma maior diurese;
- Aumentar a prática de exercício físico, não só para ajudar a “gastar” as calorias ingeridas a mais, mas principalmente para evitar a retenção de líquidos, para melhorar o trânsito intestinal e ajudar a controlar o apetite.
Até dia 23 deve evitar os doces natalícios, resistindo à tentação precoce pois aparecem muito antes do dia de Natal. Guarde os dias 24 e 25 para partilhar os doces de Natal com a família e coma sem preocupações nem restrições, moderando as quantidades.
Se tiver estes cuidados não precisa de “ficar a ver os outros comer”. O objetivo das refeições sociais é fazer as melhores escolhas para a sua saúde, controlando a quantidade que ingere, uma vez que restringir demais irá potenciar os comportamentos compulsivos quando estiver sozinho, aumentando a ansiedade, a tristeza e a frustração.
Mariana Mera Félix
Nutricionista Solinca Classic (2626N)
Referências Bibliográficas:
- Schoeller DA. The effect of holiday weight gain on body weight. Physiol Behav. 2014 Jul.
- Stanhope KL. Sugar consumption, metabolic disease and obesity: The state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci. 2016.
- Yeomans MR. Alcohol and food intake. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2003 Nov.
- Diliberti N. Increased portion size leads to increased energy intake in a restaurant meal. Obes Res. 2004 Mar.