Benefícios da Corrida
Atualmente, a população em geral, tem demonstrado um maior interesse pela atividade de corrida. Para desenvolver esta atividade não existe a necessidade de estar afiliado a um grupo, ginásio ou equipa desportiva (é de fácil acesso); todos podem participar (desde a criança ao idoso) e pode ser praticado na rua ou em pistas ao ar livre (promove contacto com a natureza e com outros atletas). A corrida tem vindo a despertar cada vez mais interesse na população em geral, o que explica uma maior preocupação no bem-estar físico e psicológico. O papel dos ginásios, clubes de saúde e escolas é fundamental na implementação da atividade física regular, seja em crianças, adultos ou idosos.
A corrida pode ser considerada uma ótima atividade física do dia a dia para praticar, seja em contexto de lazer ou mesmo de competição e promove os seguintes benefícios a quem pratica esta modalidade:
- Melhoria cardiorrespiratória e cardiovascular;
- Prevenção de doenças e lesões;
- Fortalecimento ósseo e muscular, principalmente glúteo e core;
- Perda de massa gorda;
- Aumento dos níveis de serotonina, importante para o foro psicológico;
- Melhoria da autoestima.
De salientar que para quem está a iniciar a modalidade, existem alguns aspetos relacionados à técnica de corrida, respiração e metodologia do treino, que não devem ser negligenciados.
Na técnica de corrida, o mais importante é o desenvolvimento da passada, ou seja, realizar um bom apoio do pé no chão, que nos vai permitir criar uma boa alavanca. O apoio deve ser feito com o pé em total contacto com o chão, dando ênfase na força do calcanhar, os joelhos e a anca devem acompanhar o movimento da passada, criando um efeito cíclico. Para melhorar a corrida, é muito importante implementar o reforço muscular na rotina de treinos, idealmente 3 vezes por semana (pergunte no seu clube, ao Personal Trainer, quais os exercícios mais adequados para complementar o seu treino de corrida).
Durante a corrida, a respiração é outro dos fatores muito importante, para potenciarmos a atividade. Devemos aprender a controlar os ciclos de inspiração e expiração, para que a passada da corrida seja compatível com a mesma. Devemos variar a respiração pelo nariz e pela boca para que o ar seja renovado e utilizado como combustível.
Por último, a metodologia do treino é considerada crucial para o desenvolvimento e progressão do atleta, pois sem esta orientação, os resultados serão mais difíceis de alcançar.
Para um iniciante, a corrida deve ser feita de forma gradual, iniciar com um aumento de intensidade e ritmo leve a moderado, alternando também entre corrida e caminhada. Para quem está a um nível mais avançado, pode conjugar ritmos e intensidades de moderado a intenso, aumentando também a duração do treino ou ainda realizar treinos intervalados como o método do Fartlek, para a sua melhoria de ritmo, cadência e intensidade na corrida.
EUCLIDES, Marcelo Feitoza et al;. Benefícios da corrida de rua. Revista Conexão Eletrônica – AEMS. 1-10, 2017
YEH, Hsiao-Pu et al. Physical and Emotional Benefits of Different Exercise Environments Designed for Treadmill Running. Int J Environ Res Public Health. Vol.14. 2017
Autor: Inês Bernardo
Solinca Light Seixal
FI Júnior