C de Coco

c de coco

 

Se houvesse uma lista de frutos que lembram o verão, calor e praia, o coco faria certamente parte.  Proveniente do coqueiro, que teve origem no Sudeste da Ásia. No século XVI, a planta foi introduzida no Brasil e disseminou-se por muitas regiões. O nome coco foi desenvolvido pelos portugueses no território asiático de Malabar, na viagem de Vasco da Gama à Índia, pela associação da aparência do fruto que se assemelha à face de um “coco” – monstro imaginário.

Todas as partes do coco podem ser aproveitadas, mas em Portugal consome-se mais frequentemente o coco desidratado, água de coco e o óleo de coco.

Do ponto de vista nutricional, a polpa e água de coco são ricas em fibra, Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio, vitamina C e Ferro. O que faz do coco um bom antioxidante e anti-inflamatório, com benefícios no controlo do colesterol, pressão arterial e bom funcionamento intestinal.

No entanto convém não esquecer que o coco (essencialmente desidratado e óleo de coco) é também rico em gordura pelo que não deve abusar no seu consumo!

Serviço de Nutrição Solinca