Carga vs Amplitude do Movimento

carga vs amplitude do movimento

Nos dias de hoje deparámo-nos com o seguinte dilema:  se treinar com mais carga e realizar o exercício com pouca amplitude vou obter mais resultados? Ou se treinar com menos carga e mais mais amplitude é que vou atingir uma melhor performance?

 

Então em que ficamos? Temos a resposta para si!

 

Existe a ideia de que se realizarmos um determinado exercício com uma carga elevada, vamos obter um resultado mais promissor. Errado!!!

 

Temos sempre de ter em conta a qualidade, a segurança e a eficácia do movimento, assim como o excesso de carga que pode muitas vezes ser o principal fator de lesão.

 

Vamos então esclarecer porque é que os movimentos com amplitude completa e pesos mais baixos proporcionam melhores resultados.

 

Um estudo de Bloomquist et al. (2013) investigou o exercício de agachamento para desfazer essas dúvidas. Para tal, um grupo treinou com amplitude de movimento completa e outro grupo, com amplitude de movimento parcial. O plano de treino foi idêntico para os dois grupos, mas as cargas foram adequadas para cada exercício. Sendo assim, o grupo que treinou com amplitude de movimento total usou cargas mais leves. No fim da investigação, os resultados mostraram que o grupo que treinou com amplitude de movimento completa e menos peso obteve os melhores resultados. Outro estudo de Hartmann et al. (2013) procurou a analizar a sobrecarga sobre a articulação do joelho e na coluna ao longo de variações de cargas e amplitudes na execução do agachamento. Verificaram que as sobrecargas mecânicas impostas às estruturas do joelho durante o agachamento com amplitude de movimento total são um fator positivo na estabilização da articulação, sendo incongruente a restrição de limitar a amplitude de movimento de flexão máxima de joelho, conservando sempre os critérios de segurança.

 

Assim sendo, a nossa recomendação é que:

 

  • Procure um profissional especializado e habilitado para lhe prescrever um plano de treino ajustada às suas especificadades e objectivos;
  • Comece sempre de forma gradual, vá adquirindo maior técnica e confiança na realização dos exercícios para que possa progredir de forma segura e alcançar os objectivos desejados.

 

Bons treinos!