G de Grelos
Os grelos são um legume muito cultivado em Portugal, e estão disponíveis para consumo (como legumes da época) de outubro a maio. Podem ser de grelos do nabo, da couve ou da nabiça, tratando-se no fundo de um talo de calibre variável do qual saem algumas folhas e flores nas extremidades.
O sabor naturalmente amargo deriva da presença de glicosinolatos, que desaparecem quando se escalda este legume em água bem quente. Têm um valor energético baixo (28 Kcal por 100g de parte edível), mas são muito ricos em nutrientes como a vitamina C, a vitamina A, os carotenos, o potássio, o cálcio, o magnésio e a fibra, o que os torna bons aliados para:
- prevenir do cancro do cólon;
- combater os radicais livres, devido aos antioxidantes;
- auxiliar na obstipação, uma vez que são ricos em fibra;
- melhorar a saúde óssea pelo teor de cálcio e magnésio.
Os grelos só são comestíveis enquanto não têm flores, portanto procure escolher aqueles que apresentam um ar mais fresco, com as folhas verdes escuras, rejeitando os que se apresentem amarelados. Pode armazená-los no frigorífico cerca de 2-3 dias.
Serviço de Nutrição Solinca
Bibliografia
Batista, C. E. (2012). Propriedades nutricionais e nutracêuticas de Grelos e Espigos. Bragança.
DECO. (12 de 5 de 2020). Calendário de fruta e legumes na época ideal. Obtido de Deco Proteste: https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/calendario-de-fruta-e-legumes-na-epoca-ideal#
PortFir. (21 de 04 de 2020). Obtido de PortFir Insa: http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?13469