H de Hambúrguer
Associado à cultura americana, na verdade o hambúrguer, uma das “carnes mais populares” no mundo, teve origem na cidade de Hamburgo na Alemanha, daí o seu nome. Tornou-se tão afamado em terras americanas que acabou mesmo por ser criado o Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado a 28 de maio.
De forma muito simplista o hambúrguer é preparado através da carne moída (pode ser de vaca ou frango) ou soja, que é temperada com molhos, cebola, sal e/ou especiaria, ligada com ovo, e finalmente é moldada em formato circular, podendo posteriormente ser frito ou grelhado. Finalmente é colocado no meio do pão, podendo ainda conter alface, tomate, cebola, bacon frito e molhos (ex. ketchup, maionese, etc.).
Geralmente toda esta preparação culmina em hambúrgueres “pouco saudáveis” dada a sua riqueza em gordura saturada, açúcar e sal, o que também se aplica às alternativas de hambúrgueres congelados para preparação em casa.
O risco do consumo excessivo de gordura saturada está associado ao aumento do risco de doenças dos aparelhos circulatório e cardíaco, aumento do colesterol sanguíneo, particularmente do colesterol LDL (“mau colesterol”), doença aterosclerótica, etc.
Mas não desespere! Para que possa continuar a consumir um delicioso hambúrguer deixamos-lhe uma sugestão saudável que pode facilmente preparar em casa – espreite a nossa receita de abril!
Serviço de Nutrição Solinca
Bibliografia
DGS. (20 de 05 de 2020). Divisão de Promoção e Educação para a Saúde . Obtido de DGS: https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-1/alimentacao-gorduras-pdf.aspx
PortFir. (21 de 04 de 2020). Obtido de PortFir Insa: http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?13469