Meditação: desafia-se a experimentar?
A meditação é considerada uma prática mental, que permite ao praticante estar altamente focado no que está acontecer interna e externamente, e ao mesmo tempo estar num estado de total relaxamento.
É uma prática milenar trazida do Oriente, com tradições que remontam especialmente à ioga. Desenvolve uma mente mais focada, obediente e nítida, através de métodos de relaxamento do corpo, concentração, consciência e perceção. Estes métodos corporais holísticos que atuam nas dimensões do ser humano, contribuem para um estilo de vida mais saudável e equilibrado onde a harmonia interna se torna a base de viver: reduz a dor, melhora o sistema imunológico, alivia a depressão, ansiedade e confusão e confere uma sensação de calma, paz e equilíbrio.
Quando se inicia a prática da meditação, recomenda-se apenas cerca de 10 minutos. Este é o tempo suficiente para obter benefícios. Começar logo com uma meditação de 20 minutos pode ser difícil, pois como qualquer habilidade aprendida, a meditação requer prática.
Pode simplesmente sentar e seguir a sua respiração. Isto pode não parecer ser nada, mas na verdade está a aperfeiçoar a sua concentração, alimentando a atenção plena, e alcançando a perceção. Alguns meditadores usam uma almofada para se sentar (chamada de zafu) e sentam-se na posição lótus completa (é próximo da posição de pernas cruzadas) ou numa quase lótus (apoiando as costas contra uma superfície fixa, para se manter mais confortável).
Se tiver tempo, pode realizar a prática de meditar de manhã antes de sair de casa: a meditação matinal é uma excelente maneira de começar o dia. Se não tiver tempo de manhã, uma prática à noite pode ser mais adequada. O mais importante é encontrar um momento do dia, em que consiga manter a rotina, procurando, gradualmente, incluir esta prática no seu dia a dia.
Vamos experimentar? Experimente sentar-se confortavelmente sobre uma almofada, coloque aos mãos sobre os joelhos, mantenha os olhos abertos com o olhar para baixo, deixe a boca entreaberta (língua descola do céu da boca) e a partir daqui só observe a sua respiração (o ar que entra e o ar que sai lentamente) e não realize movimentos bruscos (pode piscar os olhos e engolir a saliva). Sinta o corpo a acalmar, a mente a abrandar e por momentos, faça uma pausa e “observe” o seu estado de espirito, reorganize a sua mente e se precisar, planeie mentalmente o seu dia. Vai aperceber-se que estes minutos de maior tranquilidade irão transferir-se para o seu dia e saberá lidar melhor com todas as situações que prevê realizar ao longo do dia, porque está a preparar-se mentalmente, de forma antecipada, para todas elas. De forma gradual, e se sentir bem, desafie-se tirar cada vez mais tempo para si.
Nos nossos clubes, pode experimentar a pratica de meditação guiada nas nossas aulas holísticas, tais como Yoga, Body Balance, S-mind.
Até breve!
Personal Trainer Mariana Nascimento,
Solinca Classic Foz