N de NOZ
A noz é fruto da nogueira, uma árvore de origem asiática que chegou à Europa em meados do século IV. É um alimento nutritivo, com alto valor energético e sabor moderadamente amargo.
Os benefícios das nozes
Bem conhecidas pelo seu sabor, também são populares por seu valor nutricional. Elas são famosas por serem ricas em gorduras saudáveis: as polinsaturadas. Porém, a relação de vantagens consequentes da ingestão moderada das nozes é mais longa do que provavelmente consegue imaginar:
- As nozes diminuem a inflamação:
Os polifenóis contidos nas nozes auxiliam o combate do stress oxidativo e da inflamação, como mostram diversos estudos. Ainda, o miolo de noz é rico em ómega-3, magnésio e no aminoácido arginina, que também auxiliam no combate à inflamação.
- As nozes são abundantes em antioxidantes:
As nozes executam um efeito antioxidante, já que são ricas em vitamina E, melatonina e os anteriormente citados polifenóis. Estes componentes protegerão as células da ação oxidante dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, o surgimento de doenças como o cancro, as doenças neurodegenerativas, ou as doenças cardíacas.
- O miolo de noz auxilia na redução da pressão arterial:
O consumo de nozes contribui na redução da pressão arterial, prevenindo doenças do coração e derrames, já que a hipertensão é uma das causas para estas doenças.
- As nozes contribuem para a saúde intestinal:
É do conhecimento geral que a saúde intestinal influencia diretamente o sistema imunitário e a saúde física e mental. As nozes colaboram para o aumento do perfil de bactérias benéficas na flora intestinal, importantes no combate a doenças coronárias, cancro e a obesidade.
- As nozes auxiliam na perda de peso:
Apesar de ser um alimento altamente calórico, o miolo de noz colabora igualmente para o controlo do apetite e para a redução de peso, já que coopera para a sensação de saciedade, pois são abundantes em fibras, proteínas e gorduras polinsaturadas. - As nozes melhoram a qualidade do sono:
Por serem ricas em melatonina e em magnésio, as nozes contribuem para um sono de melhor qualidade.
Não se esqueça: As nozes são fontes de gordura e calorias, por isso é de extrema importância consumi-las com moderação. Uma porção recomendada é de aproximadamente 30g ou 4 nozes inteiras por dia. Utilize-as simples, ou em saladas, num iogurte, nos cereais, em sandes, de diversas maneiras, use a que preferir mais.
REFERÊNCIAS:
FREITAS, Jullyana Borges; NAVES, Maria Margareth Veloso. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Revista de Nutrição, 2010, 23: 269-279.
ORTIZ, E. R. N. Propriedades nutritivas e nutracêuticas das nozes. Monografia)–Especialização em Tecnologia de Alimentos, Universidade de Santa Cruz do Sul, RG, Brasil, 2000, 24.
Maíra Galli Conceicao
Nutricionista Solinca (4372NE)