Relação entre perímetro abdominal e doenças cardiovasculares
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal, as doenças cardiovasculares, o excesso de peso e a obesidade são um dos principais problemas de saúde pública. Representam a principal causa de morte sendo fundamental atuar ao nível da prevenção.
A gordura visceral é um tipo de gordura que fica localizada na cavidade abdominal, próximo de alguns órgãos vitais, necessária para proteger estes mesmos órgãos. Mas quando os níveis ultrapassam aquilo que é considerado saudável, a nossa saúde corre riscos e a funcionalidade dos órgãos e da produção de hormonas pode ficar comprometida.
A acumulação deste tipo de gordura acontece principalmente devido a hábitos de vida pouco saudáveis, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O perímetro da cintura é um indicador de saúde, sendo considerado um fator de risco que pode usado, no aparecimento precoce de algumas doenças, quer cardiovasculares como metabólicas, sendo alguns exemplos destas condições mais recorrentes, a diabetes, obesidade, hipertensão.
De acordo com a DGS, o ideal é ter um perímetro inferior a 94cm no homem e de 80cm na mulher. Caso os valores sejam superiores a 102cm no homem e a 88cm na mulher, o risco de aparecimento precoce de uma doença cardiovascular é muito elevado.
Quanto maior a quantidade de gordura visceral acumulada, maior é o risco de desenvolver doença cardíaca, enfarte do miocárdio, aumento da resistência à insulina (aumento dos níveis de açúcar no sangue, a glicose), pressão arterial elevada, acidente vascular cerebral (AVC), cancro, hipercolesterolemia.
Para evitar os perigos associados ao excesso de gordura visceral é fulcral modificar os hábitos de vida. A prática de exercício físico moderado ou vigoroso ajuda na diminuição da quantidade de gordura visceral, assim como uma alimentação equilibrada, diversificada e fracionada irão permitir um aumento da massa isenta de gordura e uma diminuição da massa gorda.
A gordura abdominal, além de inestético, é um indicador do risco de desenvolvimento de doenças associadas à obesidade e, por este fator, é tão importante controlá-la. A prevenção da obesidade e das consequências desta passa pela vigilância da sua saúde assegurando a manutenção de um peso adequado através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico.
Mantenha-se activo! Mantenha-se saudável!
Renata Pinho
Fitness Instructor Solinca Maia Jardim