S de Spirulina

spirulina

A spirulina, cientificamente designada por Arthrospira, é uma microalga azul-esverdeada utilizada para consumo humano que cresce em lagos tropicais. Há muito tempo que esta alga é conhecida e utilizada por povos como os astecas, pela sua riqueza nutricional.

Nos últimos anos a spirulina alcançou as “luzes da ribalta” e atribuição de mérito não lhe tem faltado como aconteceu na Conferência Mundial de Alimentação das Nações Unidas, em 1974, onde foi denominada “o melhor alimento do futuro”.

Detentora de uma quantidade de proteína bastante generosa (60g/100g), a spirulina é igualmente rica em vitamina B2 (6,9mg/100g), iodo (1800µg/100g), cálcio (270mg/100g), ferro (82,7mg/100g) e ómega 3 (0,002g/100g). Apesar de conter doses elevadas de vitamina B12 (160µg/100g) esta encontra-se na forma inativa (cianocobalamina).

Não obstante aos relatos que vão surgindo acerca dos benefícios nutricionais, a verdade é que ainda há poucos estudos sobre esta microalga.

No entanto, de momento é conhecido que o consumo da spirulina traz benefícios para a saúde como:

  • Combate a ação dos radicais livres, uma vez que possui ficocianina, um antioxidante azul produzido pelas cianobactérias;
  • Auxilia no tratamento e prevenção da anemia;
  • Ajuda a melhorar os níveis de colesterol LDL;
  • Ajuda a manter o bom funcionamento da tiroide.

Serviço de Nutrição Solinca

Bibliografia

Beatriz Neves, H. R. (2019). Algas a gosto considerações nutricionais e de saúde. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição.

Pimentel, D., Tomada, I., & Rêgo., C. (2018, Julho-Setembro). ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA: CONSIDERAÇÕES E ORIENTAÇÕES. Acta Portuguesa de Nutrição, pp. 10-17.