Saiba mais sobre a hipertensão arterial

hipertensao arterial

A hipertensão arterial é uma doença crónica, na qual a pressão sanguínea encontra-se a maior parte das vezes elevada, o que acaba por danificar as paredes das artérias e pode inclusivamente afetar os órgãos vitais26,27. É caracterizada como uma patologia silenciosa, uma vez que não existem sintomas que possam manifestar a sua presença. O que se conhece é que esta divide-se em 2 tipos: hipertensão primária, correspondendo a 95% dos casos (quando a causa não é conhecida, podendo ser de fatores genéticos + ambientais) e hipertensão secundária, corresponde apenas a 5% dos casos e desencadeada por perturbações hormonais, ou uso de fármacos e.t.c26,27.

O valor da pressão arterial é medido em mmHg (mililitros de mercúrio), na qual se verifica na tabela abaixo os valores de referência:

PA sistólica (mmHg)

PA diastólica (mmHg)

Normal

< 120

e

< 80

Pré-hipertensão

120 – 139

ou

80 – 89

Hipertensão grau I

140 – 159

ou

90 – 99

Hipertensão grau II

≥ 160

ou

≥ 100

Tabela 1: Valores de referência da pressão arterial (Associação Portuguesa dos Nutricionistas, maio, 2012).

O desenvolvimento desta patologia tem alguns fatores de rico que não podem ser ignorados e que têm de ser controlados com o Nutricionista e o acompanhamento do seu médico. Consideremos os seguintes fatores de risco:

  • alimentação desequilibrada (pobre em fibras e elevada em consumo de alimentos contendo muito sal e baixo consumos de potássio)
  • Índice de massa corporal (IMC >30kg/m2), ou seja grau de obesidade
  • Sedentarismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Tabagismo
  • Idade
  • Diabetes
  • Peso do fator genético

Em síntese, basta olhar para pequenos números, de acordo com dados obtidos em Portugal estima-se que existam cerca de 2 milhões de hipertensos, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas ¼ está medicado e só 16 % estão controlados26,28,29.

Referências bibliográficas:

  1. – Ministério da Saúde – Portal da Saúde; Hipertensão Arterial;
  2. – Centers for Disease Control and Prevention;
  3. The Seventh Report of the Joint National Committee; National High Blood Pressure Education Program Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure;

U.S. Department of Health and Human services, National Institutes of Health, National Heart, Lung, and Blood Institute, 2003.

  1. Zhao D, Qi Y, Zheng Z, Wang Y, Zhang XY, Li HJ, Liu HH, Zhang XT, Du J, Liu J.; Dietary factors associated with hypertension.; Nat Rev Cardiol.; 2011 Jul 5;8(8):456-6.

FÁBIO NUNES (3437N)

NUTRICIONISTA SOLINCA CLASSIC