Mapa de Aulas

Mapa de Aulas - Geral
Legenda:
N1Nível 1
N2Nível 2
N3Nível 3
N4Nível 4
N5Nível 5
SBSmart Balance
SASmart Age
SFSmart Fit
SWSmart Weight
Dia / HoraSegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
07:00
-
08:00
SW/SB
N4
ESTÚDIO 1HIIT
07:30
-
08:00
SB
N3
ESTÚDIO 1TOTAL
07:30
-
08:00
SB
N3
ESTÚDIO 1BUNDA
07:30
-
08:00
SW/SB
N4
ESTÚDIO 1HIIT
07:30
-
08:00
SB
N1
ESTÚDIO 1BODY BALANCE
07:30
-
08:00
08:00
-
09:00
SB
N1
ESTÚDIO 1YOGA
08:45
-
09:45
SB
N1
ESTÚDIO 1YOGA
08:45
-
09:45
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
08:45
-
09:45
09:00
-
10:00
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
09:00
-
09:50
SF
N2
ESTÚDIO 1POSTURA E ALONGAMENTOS
09:20
-
09:50
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
09:10
-
10:00
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
09:30
-
10:20
10:00
-
11:00
SB
N3
ESTÚDIO 2TRX
10:15
-
10:45
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
10:15
-
11:05
SA
N2
ESTÚDIO 2ZUMBA
10:15
-
10:45
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
10:00
-
10:50
SW/SB
N4
ESTÚDIO 2HIIT
10:15
-
10:45
SW
N4
ESTÚDIO 1BODY ATTACK
10:10
-
10:40
SB
N1
ESTÚDIO 2YOGA
10:45
-
11:45
SF
N3
ESTÚDIO 1BODY PUMP
10:50
-
11:20
SB
N3
ESTÚDIO 1BUNDA
10:15
-
10:45
11:00
-
12:00
SF
N2
ESTÚDIO 1CORE
11:15
-
11:45
SF
N2
ESTÚDIO 1CORE
11:10
-
11:40
SB
N3
ESTÚDIO 2TRX
11:00
-
11:30
SB
N3
ESTÚDIO 1BUNDA
11:00
-
11:30
SA
N2
ESTÚDIO 1ZUMBA
11:30
-
12:00
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
11:40
-
12:10
SW/SB
N4
ESTÚDIO 1HIIT
11:00
-
11:30
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
11:45
-
12:35
12:00
-
13:00
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
12:30
-
13:00
SW/SB
N5
FUNCTIONAL ZONECROSSTRAINING
12:10
-
13:00
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
12:30
-
13:00
SW/SB
N5
FUNCTIONAL ZONECROSSTRAINING
12:10
-
13:00
SB
N1
ESTÚDIO 1PILATES
12:00
-
12:50
SB
N1
ESTÚDIO 1BODY BALANCE
12:05
-
12:35
13:00
-
14:00
SB
N3
ESTÚDIO 1BUNDA
13:10
-
13:40
SW
N4
ESTÚDIO 1POWER JUMP
13:10
-
13:40
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
13:10
-
13:40
SF
N3
ESTÚDIO 1BODY PUMP
13:10
-
13:40
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
13:00
-
13:30
14:00
-
15:00
15:00
-
16:00
SW/SB
N4
GINÁSIOHIIT
15:30
-
15:45
SB
N1
ESTÚDIO 2PILATES
15:30
-
16:00
SW/SB
N4
GINÁSIOHIIT
15:30
-
15:45
16:00
-
17:00
17:00
-
18:00
SB
N3
ESTÚDIO 2TRX
17:45
-
18:15
SF
N1
GINÁSIOABS
17:30
-
17:45
SB
N1
ESTÚDIO 2PILATES
17:30
-
18:20
SB
N3
ESTÚDIO 1BUNDA
17:45
-
18:15
SF
N2
ESTÚDIO 2CORE
17:45
-
18:15
SF
N1
GINÁSIOABS
17:30
-
17:45
SW/SB
N4
ESTÚDIO 1HIIT
17:45
-
18:15
18:00
-
19:00
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
18:30
-
19:20
SF
N3
ESTÚDIO 1BODY PUMP
18:35
-
19:20
SB
N3
ESTÚDIO 2BUNDA
18:40
-
19:10
SW
N4
ESTÚDIO 1POWER JUMP
18:25
-
19:10
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
18:30
-
19:00
SB
N3
ESTÚDIO 2TRX
18:40
-
19:10
SW/SB
N4
ESTÚDIO 1HIIT
18:00
-
18:30
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
18:30
-
19:00
SW
N1
ESTÚDIO 2STEP
18:30
-
19:00
SF
N3
ESTÚDIO 1BODY PUMP
18:35
-
19:35
SB
N3
ESTÚDIO 2BUNDA
18:30
-
19:00
SW
N4
ESTÚDIO 1BODY COMBAT
18:30
-
19:15
SW
N1
ESTÚDIO 1STEP
18:30
-
19:00
SB
N3
ESTÚDIO 2BUNDA
18:30
-
19:00
19:00
-
20:00
SB
N1
ESTÚDIO 2PILATES
19:25
-
20:15
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
19:30
-
20:20
SW
N4
ESTÚDIO 1BODY ATTACK
19:35
-
20:20
SW/SB
N4
ESTÚDIO 1HIIT
19:20
-
19:50
SB
N1
ESTÚDIO 2PILATES
19:10
-
19:40
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
19:40
-
20:30
SB
N1
ESTÚDIO 1YOGA
19:50
-
20:50
SA
N2
ESTÚDIO 2ZUMBA
19:10
-
20:00
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
19:20
-
20:10
SW
N4
ESTÚDIO 1POWER JUMP
19:30
-
20:15
SB
N1
ESTÚDIO 2YOGA
19:10
-
20:10
SB
N3
ESTÚDIO 1TOTAL
19:10
-
19:40
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
19:30
-
20:20
20:00
-
21:00
SW
N3
ESTÚDIO 3CYCLE
20:00
-
20:30
SB
N1
ESTÚDIO 1BODY BALANCE
20:10
-
20:55
SB
N1
ESTÚDIO 2PILATES
20:10
-
21:00
SW/SB
N5
FUNCTIONAL ZONECROSSTRAINING
20:35
-
21:25

Informações: A Solinca reserva-se ao direito de livremente modificar as atividades e horários. Mais informações na receção do Clube.

Legenda:
N1Nível 1
N2Nível 2
N3Nível 3
N4Nível 4
N5Nível 5
SBSmart Balance
SASmart Age
SFSmart Fit
SWSmart Weight
  • Segunda

    • HIIT (ESTÚDIO 1)
      SW/SB
      07:30 - 08:00
    • YOGA (ESTÚDIO 1)
      SB
      08:45 - 09:45
    • CORE (ESTÚDIO 1)
      SF
      11:15 - 11:45
    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      12:30 - 13:00
    • BUNDA (ESTÚDIO 1)
      SB
      13:10 - 13:40
    • HIIT (GINÁSIO)
      SW/SB
      15:30 - 15:45
    • TRX (ESTÚDIO 2)
      SB
      17:45 - 18:15
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      18:30 - 19:20
    • BODY PUMP (ESTÚDIO 1)
      SF
      18:35 - 19:20
    • BUNDA (ESTÚDIO 2)
      SB
      18:40 - 19:10
    • PILATES (ESTÚDIO 2)
      SB
      19:25 - 20:15
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      19:30 - 20:20
    • BODY ATTACK (ESTÚDIO 1)
      SW
      19:35 - 20:20
  • Terça

    • TOTAL (ESTÚDIO 1)
      SB
      07:30 - 08:00
    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      09:00 - 09:50
    • TRX (ESTÚDIO 2)
      SB
      10:15 - 10:45
    • CROSSTRAINING (FUNCTIONAL ZONE)
      SW/SB
      12:10 - 13:00
    • POWER JUMP (ESTÚDIO 1)
      SW
      13:10 - 13:40
    • ABS (GINÁSIO)
      SF
      17:30 - 17:45
    • PILATES (ESTÚDIO 2)
      SB
      17:30 - 18:20
    • BUNDA (ESTÚDIO 1)
      SB
      17:45 - 18:15
    • POWER JUMP (ESTÚDIO 1)
      SW
      18:25 - 19:10
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      18:30 - 19:00
    • TRX (ESTÚDIO 2)
      SB
      18:40 - 19:10
    • HIIT (ESTÚDIO 1)
      SW/SB
      19:20 - 19:50
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      20:00 - 20:30
    • BODY BALANCE (ESTÚDIO 1)
      SB
      20:10 - 20:55
  • Quarta

    • BUNDA (ESTÚDIO 1)
      SB
      07:30 - 08:00
    • YOGA (ESTÚDIO 1)
      SB
      08:45 - 09:45
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      10:15 - 11:05
    • CORE (ESTÚDIO 1)
      SF
      11:10 - 11:40
    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      12:30 - 13:00
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      13:10 - 13:40
    • PILATES (ESTÚDIO 2)
      SB
      15:30 - 16:00
    • CORE (ESTÚDIO 2)
      SF
      17:45 - 18:15
    • HIIT (ESTÚDIO 1)
      SW/SB
      18:00 - 18:30
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      18:30 - 19:00
    • STEP (ESTÚDIO 2)
      SW
      18:30 - 19:00
    • BODY PUMP (ESTÚDIO 1)
      SF
      18:35 - 19:35
    • PILATES (ESTÚDIO 2)
      SB
      19:10 - 19:40
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      19:40 - 20:30
    • YOGA (ESTÚDIO 1)
      SB
      19:50 - 20:50
  • Quinta

    • HIIT (ESTÚDIO 1)
      SW/SB
      07:30 - 08:00
    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      08:45 - 09:45
    • ZUMBA (ESTÚDIO 2)
      SA
      10:15 - 10:45
    • TRX (ESTÚDIO 2)
      SB
      11:00 - 11:30
    • CROSSTRAINING (FUNCTIONAL ZONE)
      SW/SB
      12:10 - 13:00
    • BODY PUMP (ESTÚDIO 1)
      SF
      13:10 - 13:40
    • ABS (GINÁSIO)
      SF
      17:30 - 17:45
    • HIIT (ESTÚDIO 1)
      SW/SB
      17:45 - 18:15
    • BUNDA (ESTÚDIO 2)
      SB
      18:30 - 19:00
    • BODY COMBAT (ESTÚDIO 1)
      SW
      18:30 - 19:15
    • ZUMBA (ESTÚDIO 2)
      SA
      19:10 - 20:00
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      19:20 - 20:10
    • POWER JUMP (ESTÚDIO 1)
      SW
      19:30 - 20:15
    • PILATES (ESTÚDIO 2)
      SB
      20:10 - 21:00
    • CROSSTRAINING (FUNCTIONAL ZONE)
      SW/SB
      20:35 - 21:25
  • Sexta

    • BODY BALANCE (ESTÚDIO 1)
      SB
      07:30 - 08:00
    • POSTURA E ALONGAMENTOS (ESTÚDIO 1)
      SF
      09:20 - 09:50
    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      10:00 - 10:50
    • HIIT (ESTÚDIO 2)
      SW/SB
      10:15 - 10:45
    • BUNDA (ESTÚDIO 1)
      SB
      11:00 - 11:30
    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      12:00 - 12:50
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      13:00 - 13:30
    • HIIT (GINÁSIO)
      SW/SB
      15:30 - 15:45
    • STEP (ESTÚDIO 1)
      SW
      18:30 - 19:00
    • BUNDA (ESTÚDIO 2)
      SB
      18:30 - 19:00
    • YOGA (ESTÚDIO 2)
      SB
      19:10 - 20:10
    • TOTAL (ESTÚDIO 1)
      SB
      19:10 - 19:40
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      19:30 - 20:20
  • Sábado

    • PILATES (ESTÚDIO 1)
      SB
      09:10 - 10:00
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      09:30 - 10:20
    • BODY ATTACK (ESTÚDIO 1)
      SW
      10:10 - 10:40
    • YOGA (ESTÚDIO 2)
      SB
      10:45 - 11:45
    • BODY PUMP (ESTÚDIO 1)
      SF
      10:50 - 11:20
    • ZUMBA (ESTÚDIO 1)
      SA
      11:30 - 12:00
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      11:40 - 12:10
    • BODY BALANCE (ESTÚDIO 1)
      SB
      12:05 - 12:35
  • Domingo

    • BUNDA (ESTÚDIO 1)
      SB
      10:15 - 10:45
    • HIIT (ESTÚDIO 1)
      SW/SB
      11:00 - 11:30
    • CYCLE (ESTÚDIO 3)
      SW
      11:45 - 12:35

Informações: A Solinca reserva-se ao direito de livremente modificar as atividades e horários. Mais informações na receção do Clube.

Horário

2ª a 6ª Feira:

07:00 - 22:00

Sábados

09:00 - 18:00

Domingos e Feriados

10:00 - 14:00

Contacto

Praceta Quinta dos Pinheiros e Girassóis
2845-037 — Seixal
Icons finais 10 400x400 1

Aulas de grupo incluídas

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Consultas de nutrição
performance

Planos de treino individualizados

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Zona diferenciada de treino funcional (dare zone)

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Equipamento de cardio topo de gama com acesso à internet

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exercicio cancro da mama

Exercício Físico e cancro da mama

O cancro da mama é uma das principais preocupações de saúde pública em todo o mundo (Crane, 2007), tornando-se esta patologia, num caso de saúde pública devido ao número crescente de casos.   Os avanços da medicina têm uma forte contribuição na diminuição das taxas de mortalidade por cancro da mama, devido essencialmente à precocidade no diagnóstico e à melhor qualidade nos tratamentos, assumindo, assim, um papel importante, não só no aumento da taxa de sobrevivência, mas também na minimização dos efeitos colaterais dos tratamentos químicos, radiológicos e cirúrgicos. Não obstante a todos estes avanços, ainda que existam transformações benéficas, a experiência de um cancro da mama continua a causar sofrimento físico, psicológico, social e espiritual a muitas mulheres durante todas as fases do processo: diagnóstico, tratamento, fim do tratamento e sobrevivência (Ribeiro, 2014). Apesar das evidências científicas e clínicas serem favoráveis, o diagnóstico de cancro da mama pode poupar a vida e o seio às doentes atingidas, mas não as livra de ao longo da trajetória experiencial da doença de, em algum momento, experienciarem “sofrimento “(Costa, 2015 p.36).   Os efeitos adversos do tratamento de cancro da mama têm um impacto geral no Bem-Estar físico dos pacientes, verificando-se reduções percetíveis na aptidão física, mudanças negativas na composição corporal (aumento da massa corporal, diminuição da massa magra e aumento da massa gorda), aumento da fadiga, depressão ou ansiedade (DieliConwright & Orozco, 2015).   Alguns destes efeitos secundários resultam num agravamento da capacidade cardiorrespiratória, redução da mobilidade e funcionalidade dos membros superiores e aumento do peso (Jones et al., 2012).   O conhecimento destes fatores adquire um papel preponderante no interesse pelo estudo desta doença, assim como pelo desenvolvimento de estratégias que induzam o aumento do bem-estar das mulheres com cancro da mama durante e após o tratamento da doença.   A World Health Oragnization sugere que, a atividade física e o exercício físico, devem de ser entendidos pelas pessoas como meios de prevenção do cancro. No que se refere a pacientes com cancro, uma rotina de exercício físico adaptado deve de ser promovida desde o diagnóstico da doença, a fim de diminuir a fadiga e melhorar os benefícios dos tratamentos.   Os dois conceitos aqui apresentados, “Exercício Físico” e “Atividade Física”, não devem ser confundidos. O exercício físico é uma subcategoria da Atividade Física que exige planeamento, estruturação, repetição, e visa melhorar, ou manter, um ou mais componentes da aptidão física. Ambos os conceitos beneficiam a saúde (WHO, 2016).   Desta forma, e perante as consequências que a doença acarreta é importante desincentivar comportamentos sedentários, informar esta população quanto à importância de ser fisicamente ativa, quanto aos benefícios da prática de exercício físico durante toda a jornada de tratamento e incentivar a mesma para integração em programas de exercício físico, com profissionais qualificados, que beneficiam a sua qualidade de vida.   Na Solinca temos instrutores qualificados e especializados em exercício Físico e doença oncológica (Level 4 and Cancer exercicise em RehabilitationEducation pelo CanRehab (Training for health and fitness profissional, Uk).   Conte connosco para o orientar e ajudar a ser mais activo, sentir-se com mais energia e recuperar qualidade de vida.   Bons treinos!   Crane, R. (2007). Cancro da mama In S. E. Otto (Ed.), Enfermagem em oncologia (11ª ed., pp. 89-136). Loures: Lusociência.  Costa, S. I. R. (2015). CM: dores do sofrimento feminino na experiência com a doença (1ª ed.). Viseu: Psicosoma.  Dieli-Conwright, C., & Orozco, B. (2015). Exercise after breast cancer treatment: current perspectives. Dove Press Journal: Breast Cancer: Targets and Therapy, 7, 353-362.  WHO. (2016). Health topics:Physycal activity. World Health Organazation  Jones, L. W., Courneya, K., Mackey, J., Muss, H, Pituskin, E., Scott, J., Hornsby, W., Coan, A., Herndon, J.,    Douglas, P., & Haykowsky, M. (2012). Cardiopulmonary function and age-related decline across the  breast cancer survivorship continuum. Journal of Clinical Oncology, 30(20), 2530–2537.

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Foto Carna 2017 2

A importância da imaginação no desenvolvimento da criança

O Carnaval é uma excelente altura para nos lembrarmos da importância da brincadeira e do “faz de conta”. Para os mais pequenos, esta altura é de muita excitação e azáfama na escolha da fantasia, onde as crianças podem ser tudo o que idealizaram: cowboys, princesas, super-heróis, fadas, sereias, polícias, … É uma época de alusão e incentivo à imaginação.    Porque consideramos a imaginação importante para o desenvolvimento da criança?   As fantasias são essenciais no universo infantil, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, afetivo e interpessoal das crianças. Através das brincadeiras onde as crianças incorporam as personagens de super-heróis, ou representam papéis da vida real, como pai, mãe, médico, professor/educador, … estão a aprender sobre formas de agir, de ser, formas de se relacionarem com os outros e com o mundo. A imaginação também ganha asas na elaboração de um desenho ou na hora do conto. Nestes, as crianças deixam registrado as suas preferências, vivências, a forma como entendem ou veem o mundo que as rodeia.    A imaginação de um criança evolui a cada fase:    até aos 3 anos a criança está na fase de experimentação, onde os objetos ganham vida e as crianças acreditam mesmo nisso; Dos 3 aos 5 anos, os adultos são convidados e participar nas brincadeiras, ganhando as histórias mais sentido;  Dos 6 aos 8 anos as histórias são lógicas, possuindo uma finalidade.  Depois dos 8 anos, deixam de existir os amigos imaginários, passando a existir uma ligação entre a imaginação e as aventuras reais.    Imaginar é fundamental ao longo da infância devendo ser incentivado pelos adultos, através do convite às brincadeiras em diferentes locais (jardim, parques, quarto, praia, etc.), com uso de vários materiais (caixão de cartão, massas, almofadas, plasticinas, folhas das árvores, etc.), à hora do conto (favorece a ampliação de ideias, auxilia na aquisição da linguagem oral e escrita) e às diferentes conversas sobre vários assuntos (ampliação do vocabulário).   A exploração do mundo, e constante aprendizagem e sentido de seus elementos, emoções, sensações e transformações é um dos grandes motores do desenvolvimento da criança. Valorizar a imaginação infantil e deixar espaço para o seu crescimento é uma das formas de favorecer as aprendizagens dos mais pequenos. Podemos definir o mundo imaginário das crianças como uma “caixinha de surpresas”, capaz de brotar pensamentos, ações e comentários por vezes engraçados mas fascinantes. Por este motivo é importante não reprimir o que é dito ou fantasiado pelas mais novos, uma vez que crianças muito imaginativas são também muito criativas.    Podemos então concluir que usando a imaginação e capacidade criativa, a criança cria e transforma os seus próprios brinquedos, embarcando numa brincadeira que contribuirá para o seu desenvolvimento.

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espinafres

Sabia que os espinafres ou a beterraba podem melhorar o seu rendimento no treino?

Quem se lembra dos desenhos animados com o marinheiro Popeye a abrir a sua lata de espinafres, vai encontrar pontos comuns com este tema. Os nitratos são compostos à base de azoto, um elemento químico abundante na natureza, não só nos alimentos, mas nomeadamente na atmosfera. Nos alimentos o azoto existe sob a forma de mineral – nitratos, nitritos e amónio. Os nitratos naturalmente presentes em alguns alimentos podem apresentar benefícios para o rendimento desportivo. Através da sua ingestão e transformação química pelo nosso organismo em óxido nítrico, uma molécula com efeito vasodilatador, promovem o aumento do fluxo sanguíneo. Assim, com o aumento da perfusão muscular, a chegada de nutrientes ao músculo é otimizada, bem como como a remoção de produtos do catabolismo muscular, como o lactato (responsável pela típica dor ao fim de algumas repetições de um exercício) e a necessidade de oxigénio diminui. Desta forma aumenta a resistência até à exaustão, ou seja, atrasa a sensação de cansaço, melhorando assim o desempenho e o rendimento no treino. Além disso sabe-se que estes compostos diminuem a pressão arterial e desta forma contribuem também para uma boa função cardiovascular, assim como têm um papel no sistema imunitário. Afinal em que alimentos se podem encontrar os nitratos? As principais fontes são mesmo os legumes e vegetais – cerca de 80% das fontes alimentares. Incluímos no topo do ranking a beterraba, espinafre, agrião, alface, rúcula, cebolinho e aipo. Apesar de menor quantidade, também podem estar presentes no repolho, nabo, couve lombarda, couve chinesa, endívia e salsa. A ingestão de nitratos, especialmente através do sumo de beterraba, não acarreta efeitos adversos, à exceção de possível ligeiro desconforto intestinal, dependendo da dose e da sensibilidade individual. A nível de suplementos alimentares encontramos correntemente os percursores de óxido Nítrico – na forma de aminoácidos, por exemplo a L-arginina ou L-citrulina em alguns suplementos de pré-treino, os designados pre-workouts. O seu efeito ergogénico, ou seja, na melhoria de desempenho é dependente da condição física, tipo e duração da atividade física e da dose administrada. Pessoas com menor condição física parecem beneficiar mais dos efeitos da suplementação que indivíduos que treinam frequentemente. Além disso, a suplementação parece potencializar o desempenho de forma mais consistente no que respeita a exercícios de alta intensidade e curta duração (ex: musculação), quando comparada com exercícios de endurance. Existem outros alimentos (origem animal) que também possuem nitratos na sua composição, e/ou até nitritos, que é o caso dos produtos de charcutaria, carnes, peixes e aves processados e fumados, e alguns queijos aos quais são adicionados estes compostos. Os sais de nitrito e nitrato de sódio e potássio estão autorizados como aditivos alimentares na União Europeia e utilizam-se para impedir o crescimento microbiano, bem como para conservar a cor e melhorar o sabor. Nestes casos já não se verificam as mais-valias na função imunitária e proteção cardiovascular, até pelo contrário. Portanto, não precisamos necessariamente de abrir uma lata de espinafres como o Popeye antes de treinar, mas podemos pensar em várias formas de os incluir na refeição pré-treino, assim como a beterraba, os agriões… uma das estratégias passam por incluí-los em batidos, smoothies, junto com outros nutrientes que façam sentido no pré-treino, nomeadamente hidratos de carbono e alguma proteína. Descubra mais junto dos nossos Nutricionistas.

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