Serviços

Natação

A Natação é um dos desporto mais completos, sendo uma actividade divertida, desafiadora e adaptada a várias faixas etárias. Sendo assim a Solinca dispõe de aulas de natação para crianças, aulas de natação para adultos e aulas de natação individual.

Benefícios

Natação

A SOLINCA possui aulas de natação para crianças onde o desenvolvimento e aprendizagem da modalidade, estarão sempre a par do crescimento maturacional da criança, pelo que definimos níveis de aprendizagem com objectivos específicos muito bem delineados que acompanham todos estes factores. Sendo assim a escola de natação da solinca apresenta os seguintes níveis:

 

Bebés: dos 4 meses aos 3 anos – nestas aulas os bebés serão acompanhados permanentemente por um adulto favorecendo o vínculo afectivo entre bebé e progenitor (a). Visa o desenvolvimento afectivo, cognitivo e psicomotor, criando sensação de bem-estar no meio aquático.

Nível C1 – Promoção da adaptação ao meio aquático (AMA), para crianças a partir dos 3 anos.

Nível C1+  – Iniciação da aprendizagem das técnicas alternadas: crol e costas

Nível C2 – Consolidação das técnicas alternadas e introdução da técnica de bruços

Nível C3 – Consolidação das técnicas alternadas e da técnica de bruços e introdução da mariposa

Nível PC – Consolidação das técnicas alternadas e técnicas simultâneas (bruços e mariposa)

Temos também aulas de natação para adultos (a partir dos 16 anos), que se encontram também divididas por níveis:

 

Nível de Aprendizagem – (AMA e aprendizagem rudimentar das técnicas de nado)

Nível de Aperfeiçoamento – (aperfeiçoamento das diferentes técnicas de nado)

Nível Avançado – (consolidação das técnicas de nado)

As férias de Verão são para muitos dias de descanso e para outros de muita preocupação, daí a importância da realização destes cursos. Estes consistem na execução de uma série de aulas (consoante o número de semanas escolhidas), que visam melhorar as habilidades aquáticas (adaptação ao meio aquático ou aperfeiçoamento das técnicas de nado), tornando as férias mais divertidas.

"*" indica campos obrigatórios

Últimos artigos

beneficios do alongamento assistido

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO ASSISTIDO

O alongamento assistido consiste em exercitar e manipular o corpo, de forma assistida, ao longo da sua amplitude de movimento. Por norma, tem uma ênfase maior nas costas, nos braços e nas pernas, mas acima de tudo, o objetivo é melhorar a função articular e muscular, procurando ajudar na melhoria do seu desempenho físico, quer na realização das suas atividades da vida diária, como manter-se em ficarem em pé, equilibrar-se, andar e subir escadas, bem como, potenciar a sua performance/desempenho desportivo. A amplitude de movimento restrita pode provocar dor, interferir na capacidade da pessoa de realizar as suas funções do dia a dia, tais como: levantar-se de uma cadeira, entrar para dentro de um carro, sair de uma banheira (DO, New York University, Robert I. Grossman School of Medicine). Umas das técnicas mais recorrentemente utilizadas, nomeadamente no serviço de Personal Trainer, é o alongamento assistido ou passivo. Durante a realização deste tipo de alongamento, o cliente não participa ativamente no exercício, ou seja, não é necessário que faça esforço durante o alongamento assistido. O Personal Trainer é que irá mover os membros ao longo do ROM (Range of Motion) articular, adequado à especificidade do cliente e de acordo com a sua perceção de esforço, avaliada através da implementação de uma escala, em que o movimento não provoque dor. Os efeitos esperados pelo alongamento podem ser agudos ou crónicos. Por efeitos agudos (imediatos) dos alongamentos compreendemos a flexibilização do componente elástico da unidade musculotendínea,.O tendão é um importante componente elástico desta, armazenando energia potencial durante contrações excêntricas e libertando energia durante a contração concêntrica subsequente, estando diretamente relacionado com a rigidez muscular. Por efeitos crónicos (tardios) dos alongamentos compreendemos o processo adaptativo da estrutura muscular, proporcionado pelo aumento do número de sarcómeros em série que aumentam o comprimento muscular, estimulam a renovação de colagénio e também são capazes de reduzir a desorganização e a agregação dos feixes de colagénio, redução da rigidez muscular e aumento de iões de cálcio na junção neuromuscular. Em suma, o alongamento é uma manobra terapêutica utilizada para aumentar o comprimento de tecidos moles que porventura estejam encurtados, podendo ser definido como uma técnica que possibilita aumentar a extensibilidade da unidade musculotendínea e do tecido conjuntivo periarticular e, portanto, aumentar a flexibilidade articular, permitindo que determinada articulação se mova em toda sua amplitude de movimento. É pelo alongamento que os músculos ficam mais elásticos e a amplitude de movimento articular aumenta, facilitando os movimentos corporais (simples e complexos) (ALMEIDA, P. H. F. et al. Alongamento muscular: suas implicações na performance e na prevenção de lesões). Patrícia Vicente Personal Trainer Solinca Vasco da Gama

Ler mais
beneficios do chucrute no organismo humano

Benefícios do Chucrute no organismo humano

O chucrute é conhecido pelo resultado da fermentação da couve Brassica olerácea, tradicionalmente conhecida pelas bactérias láticas da estirpe Leuconostoc mesenteroides, Lactobacillus brevis e Lactobacillus plantarum, naturalmente presentes nas folhas da mesma. O processo de fermentação resulta das condições anaeróbias ideais, nomeadamente temperatura e sal. Este método caracteriza-se por ser uma fermentação heterofermentativa. Os açúcares são convertidos em ácido láctico, ácido acético e dióxido de carbono. O ambiente anaeróbio da couve fermentada permite estabilizar a Vitamina C e evita o escurecimento das folhas cortadas permitindo o crescimento de outras bactérias láticas benéficas. Os estudos feitos nos alimentos fermentados, desde o chucrute, picles, iogurte e outros demonstram que o seu consumo traz benefícios para a saúde. A ingestão deste tipo de alimentos é benéfica para o trato digestivo e intestinal [1] por serem ricos em microrganismos importantes para a flora intestinal, sendo por isso considerados probióticos. [1,2]. Os Lactobacillus Plantarum extraídos a partir de chucrute de couve chinesa demonstraram ser eficazes na prevenção de infeções, regulação do sistema imunitário e redução dos níveis de colesterol sérico. [3] O processo de fermentação faz com que ocorra um aumento do teor de compostos como os glucosinolatos presentes na couve e alguns estudos mostram a importância destes no combate ao cancro. Existe evidência que elevados níveis de glucosinolatos, ascorbigen e ácido ascórbico diminuem o dano do DNA e a taxa de mutação celular em pacientes com cancro. O chucrute tem elevados teores destes compostos, podendo considerar-se a sua atividade anticarcinogénica. Constituindo, também, atividade antioxidante e por sua vez eliminação de radicais livres nocivos ao organismo [2]. O chucrute caracteriza-se por ser pobre em calorias e rico em minerais, tais como o cálcio e magnésio, ácido fólico, ferro, potássio, cobre e manganês. Serviço de nutrição Solinca Bibliografia [1] Discover the digestive benefits of fermented foods, Tufts University Health & Nutrition Letter; February 2014. [2] Yu-Ping Sun, Cheng-Chun Chou, Roch-Chui Yu, Antioxidant activity of lactic-fermented Chinese cabbage, 2009. [3] Zhihui Yu. Et all. Evaluation of probiotic properties of Lactobacillus plantarum strains isolated from Chinese sauerkraut. World J Microbiol Biotechnol (2013) 29:489–498. 2 de Novembro de 2012.

Ler mais
o exercicio fisico e a obesidade

O Exercício Físico e a Obesidade

De acordo com Rodrigo Ruivo (autor do livro Novo Manual de Avaliação e Prescrição do Exercício) e citando American College of Sports Medicine (2013) a atividade física é definida como qualquer movimento corporal que exija gasto energético. Exercício físico por sua vez é uma atividade física voluntária, planeada e estruturada que tem o objetivo de melhorar tanto a condição física como a saúde. O desporto é um exercício físico regulamentado e, dependendo do tipo de modalidade, é controlado por determinadas regras. Pode ser de carácter coletivo ou individual, tendo a finalidade de atingir melhores resultados a nível pessoal ou competitivo. Já a aptidão física é definida como um conjunto de qualidades que as pessoas possuem ou alcançam, organizando-se em três áreas distintas: skills (equilíbrio, coordenação, agilidade), saúde (aptidão cardiorrespiratória, força e resistência muscular) e fisiologia (aptidão metabólica, óssea, entre outras). Verificando os dados de Eurobarómetro especial da comissão europeia (2013), Ruivo (2019) afirma que Portugal é dos países com maior taxa de sedentarismo do continente europeu, sendo que apenas 28% dos portugueses realiza exercício físico ou pratica desporto de forma regular. Por outro lado, e apresentando dados ainda mais preocupantes, Mariovoet (2001) expõe um estudo sobre os hábitos desportivos da população portuguesa, no qual se estima que só 23% da mesma realiza alguma prática desportiva (Ruivo, 2019). A prática regular de exercício físico proporciona a estimulação do sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea, ao mesmo tempo que reforçam a qualidade de vida e ajudam a prevenir a obesidade e outras patologias, nomeadamente cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2. (Bruce, 2019; Stampfer, Hu, Manson, Rimm, & Willett, 2004). A obesidade é caracterizada como uma síndrome crónica e multifatorial que tem influência a vários níveis, nomeadamente biológico, psicológico e social. Apesar de ser uma patologia evitável, há cada vez mais pessoas que sofrem de obesidade, sendo que em 2017 os dados apontaram para mais de 1,9 biliões casos em adultos. (WHO, 2017). Segundo Nogueira, Arruda, Sampaio, Rodrigues, Silva, Farias e Sabóia (2019), aliando-se a Del Duca, Nahas, Garcia, Mota, Hallal e Peres (2013), são vários os fatores que contribuem para a obesidade, incluindo a elevada carga horária de trabalho (associado à falta ou ao pouco intervalo entre elas e às ocupações laborais adicionais), a inatividade física, a falta de dietas ou cuidado com uma alimentação disciplinada e o consumo de álcool e tabaco. A Direção Geral da Saúde (2015) elaborou um relatório no qual revelam que, naquela data, em Portugal, 14% das crianças eram obesas e mais de 35%, cujas idades rondavam os seis-oito anos, já apresentavam um índice de massa corporal superior àquele que é indicado para a sua idade e sexo. Para além disso, afirmam ainda que os jovens que têm entre dez e dezoito anos apresentam uma taxa de sobrepeso superior a 30%, e 8% de obesidade. Desta forma é urgente que, desde cedo, as pessoas adquiram hábitos de prática de atividade física e os prolonguem durante toda a sua vida, de modo a proteger a saúde da população e a contrariar o sedentarismo que se apresenta como um fator de risco. É importante que a família e os professores tenham o cuidado de incentivar as crianças para atividades lúdicas promotoras de atividade física, reduzindo o tempo que estão sentadas, paradas e em frente a monitores. (Direção Geral de Saúde, 2015). Conte connosco para o ajudar a tornar o dia mais activo. Mais movimento é mais saúde! Rafael Patronillo Personal Treinar Solinca Rio Tinto

Ler mais