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S-MIND

Hoje em dia, o stress faz parte do dia-a-dia da população, pois vivemos em piloto automático, deixando de termos escolhas conscientes, ou seja, o corpo está num lugar enquanto a mente está noutro qualquer…   Mind Full ou Mindfulness?Olhamos, mas não vemos… Ouvimos mas não escutamos… Tocamos, mas não sentimos… Comemos/bebemos, mas não saboreamos… Quando a pessoa está num estado de “piloto automático” tende a “entrar” mentalmente num lugar diferente daquele em que está fisicamente naquele instante. A abordagem Mindfulness sugere que as pessoas deveriam ser capazes de vivenciar o presente, sem “vaguear a mente”, para evitarem focar-se mentalmente em pensamentos que podem ou não corresponder à realidade (passado e futuro).   Mindfulness é definido por Kabat-Zinn (1994) como “prestar atenção de uma maneira particular: de propósito, no momento presente e sem julgar”.   Mindfulness não é um relaxamento, não passa por focar pensamentos positivos, nem colocar a mente em “branco” e suprimir emoções ou pensamentos.   O Mindfulness precisa de ser adquirido por intermédio de intensa prática, num entanto, consiste em fazer uso de ferramentas que estão à nossa disposição. Para alcançar essa meta é necessário concentrarmo-nos em dados sensoriais, no presente, sem recorrer a julgamentos ou conceitos pré-concebidos (Kabat-Zinn, 2005).   Nós enquanto sociedade temos tendência em ter a nossa mente muito focada nos acontecimentos passados, algo que nos causa culpa, arrependimento e tristeza e nos acontecimentos futuros, o que nos causa ansiedade, stress e preocupação. Kabat-Zinn defende que nos devemos concentrar no momento presente uma vez que é o único momento que podemos controlar, visto que o passado já lá vai e o futuro é uma incógnita.   De acordo com Davis e Hayes (2012), a prática de Mindfulness traz inúmeros benefícios, aumentando a memória de trabalho, o focus de atenção e a saúde física. Reduz também a depressão, o esforço na tarefa, o stress e a ansiedade.   Mindfulness dá-nos a capacidade de escolher como responder ao stress com comportamentos mais adaptativos e criativos para mudar a situação (se tal for possível) ou para aprender a aceitar sem-lutar, sem julgar (senão for possível mudar) ou seja, mudar a relação com a experiência e não a experiência.   A Solinca permite-lhe usufruir desta experiência. Temos disponível em todos os clubes da Solinca, a nova aula S-Mind. Experimente!

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A importância dos aspetos motivacionais na prática da atividade física em crianças

O que é a motivação: De acordo com Samulski, em 1992, a motivação é definida como um processo intencional ativo, onde o indivíduo procura uma meta e esta depende de fatores ambientais (extrínsecos) e fatores pessoais (intrínsecos). Para Isler (2002), o motivo é a mola propulsora responsável pelo início e manutenção de qualquer atividade executada pelo ser humano.   Segundo BecKem et al. (2000), existem vários estudos que relatam os motivos que fazem com que as crianças procurem um desporto ou uma atividade física. Entre eles destacam-se: vontade de aprender, determinação em superar as habilidades, a alegria, estar na companhia dos amigos e superar limites. Gould (2004), acrescenta o vencer e o bem-estar aos motivos mencionados anteriormente. Outros autores adicionam ainda a obtenção de sucesso, a melhoria da condição física e a necessidade em fazer novas amizades. Por vezes, estes motivos podem não ser alcançados, levando a criança a sentir desmotivação na prática de determinada modalidade desportiva, podendo culminar na desistência. Para evitar que tal aconteça, devemos compreender a importância dos aspetos motivacionais, ir avaliando/acompanhando e criando estratégias e formas de incentivo. Por vezes, é necessário mudar o ambiente, para aumentar os níveis de motivação, ou seja, criar situações múltiplas intercalando a recreação com a competição, garantindo a igualdade de oportunidades a todos os intervenientes. Os maiores motivadores das crianças são os pais, professores e treinadores. Estes desempenham um papel fundamental, conseguindo influenciar os níveis de motivação através dos seus estilos de liderança, respostas afetivas e comportamentos de colaboração.   De acordo com vários estudos realizados, as crianças que se encontram mais motivadas, possuem maior nível de atividade física.   Podemos então concluir que a atividade física e o desporto são ótimas ferramentas para promoção de hábitos saudáveis, contribuindo para extinção dos comportamentos sedentários. Assim sendo, o sucesso para a motivação, é oferecer um tipo de atividade que vá de encontro com as preferências do público a que se destina. Esta atividade deve possibilitar o convívio social, ter vertente lúdica e competitiva, capaz ainda de envolver a família e os pais. Estes fatores irão maximizar a participação e permanência na prática desportiva, contribuindo também para o aumento dos níveis de motivação e minoração do quadro de inatividade física.   “Ensine a criança e o jovem a verem o sucesso como superação das suas metas, não meramente como vitórias em competições”(Weinberg e Gould, 2001)   Para mais informações visite o nosso site ou solicite condições através do seguinte email: natacao@solinca.pt

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mesdocoracao

Mês de maio, mês do coração

Sabias que, de acordo com a sociedade portuguesa de cardiologia em Portugal 6 em cada 10 adultos sofrem de excesso de peso? 4 em cada 10 adultos sofre de hipertensão arterial? 3 em cada 10 adultos tem o colesterol elevado?   Todos estes indicadores, excesso de peso, hipertensão arterial e colesterol são considerados factores de risco de doença cardiovascular, ou seja, contribuem e aumentam a probabilidade de um episódio cardiovascular.   Agora as boas notícias, há uma maneira simples de fazer mais por si e pela sua saúde, chama- se exercício físico.   O exercício físico, na intensidade e duração certa é extremamente eficaz quer no combate à hipertensão arterial, ao excesso de peso e excesso de colesterol. Se acha que terá de passar o dia no ginásio e isso tem sido um impedimento para iniciar esta jornada, desengane-se. Estamos a falar de 75 a 150 minutos semanais.   Junte o útil ao agradável, venha ter connosco e pergunte-nos como. Bons treinos!

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