VAMOS BRINCAR COM AS CRIANÇAS
É do conhecimento geral os benefícios da atividade física para todas as idades, especialmente quando se começa em criança. As destrezas motoras, as capacidades coordenativas e condicionais quanto mais cedo forem exercitadas, mais sucesso terão na idade adulta, e o jogo é uma dessas formas (desde que devidamente ajustadas a etapa de desenvolvimento motor em que a criança, ou o adulto se encontra). Para organizar bem os jogos devemos seguir algumas orientações entre elas enumeramos as seguintes: possuir grande variedade de jogos, ter espírito de adaptação, preparar os jogos com antecedência, saber apresentá-los, observar as crianças durante os jogos e cuidar dos pormenores materiais. Também é preciso dirigi-los da melhor forma, sabendo colocar-se, cuidar da voz, saber comandar, cuidar da atitude, organizar bem os jogos, como sancionar êxitos e fracassos. “O jogo bem orientado desenvolve o carácter, torna o homem forte, generoso na derrota e condescendente na vitória; apura os sentidos, dá penetração intelectual e fortalece a vontade. É uma atividade completa para todo o homem pois não só aperfeiçoa o corpo como instrumento de espírito, mas também torna o mesmo espírito instrumento mais perspicaz na investigação e comunicação da verdade, ajudando o homem a alcançar o fim ao qual se hão-de subordinar todos os outros fins, isto é, servir e louvar o Criador”. (PIO XII citado por (“Vamos jogar” – Manual de jogos, , 1977) Aqui poderá tirar uma série de jogos, a título de exemplo, que poderá realizar com o seu filho: Jogos em circuito (o gato e o rato; bola no centro; as cadeiras; cadeia de palavras; bola ao centro) Com bola (a bola quente; o caçador; os dias da semana; jogo a cavalo; de pé e sentados) Estafetas (ida e volta; serpentear entre arcos; salto ao eixo; bola por cima da cabeça; colher e bola) Luta e força (luta de tração em círculo; o comboio; a união faz a força; as serpentes; o jogo dos ursos) Perseguição (o gato; o jogo do lenço; roubo do chapéu; a rolha; a rede) Jogos de berlindes e malha (o berlinde; jogo dos 3 pauzinhos; o jogo do peão; o mikado; a raposa e as galinhas) Orientação e atenção (os 4 cantinhos; as 3 pancadas; o macaco esperto disse; o que deseja o patrão; a minha mão está vaga) Observação e memória visuais (o jogo da observação; de quem é o pé?; olho na pista; o saco das surpresas; o que é que se mudou) Observação e memórias auditivas (onde caiu o objeto; cabra cega; reproduza o ruído; traga a bola; a frase longa) Recreativos (siga o chefe; o telefone; desconfio; formar palavras; a profissão) Jogos de corrida (o carro de mão; a corrida com corda; a centopeia; corrida em comboio; dois mais um) Jogos aquáticos (o peixe voador; o hidroavião; corrida em quadrado; a corrida do ovo; a rede).