U de Uva
Vulgarmente associadas à produção de vinho as uvas, botanicamente reconhecidas como bagas, são bastante ricas do ponto de vista nutricional.
Rotuladas como uma fruta hipercalórica, as uvas caíram em “má fama” de tal forma que por vezes há mesmo quem evite o seu consumo! Todavia uma porção de uvas (160g) contém entre 125-133 Kcal (dependendo se são uvas tintas ou brancas), o que nada tem a ver com outros alimentos sem benefícios nutricionais e que num pequeno volume oferecem um elevado valor energético (p.e. bolos, chocolates, gelados, etc.).
Também a cor tem relevância quando falamos em fitoquímicos, ou seja, nos compostos biologicamente ativos presentes naturalmente nos alimentos de origem vegetal e que exercem um efeito benéfico na saúde. Então:
- A cor roxa ou púrpura das uvas tintas é habitualmente conferida pelas antocianinas e flavonóides, sendo maior a intensidade da cor conforme a concentração destes compostos. As antocianinas são essenciais na proteção do dano oxidativo das células, atuando na prevenção da carcinogénese e mutagénese. A presença de resveratrol, nesta fruta confere-lhe benefícios na melhoria de problemas cardiovasculares. O consumo de uvas tintas também se encontra relacionado com a melhoria da memória;
- A clorofila é o principal pigmento das frutas verdes. Este grupo confere benefícios como a redução do risco de cataratas e degeneração macular devido à presença de luteína e zeaxantina, duas xantófilas pertencentes ao grupo dos carotenóides.
Bibliografia
Helena Real, M. B. (2007). Colher Saber. Porto: APN.
INSA. (2020, Novembro 11). Portfir. Retrieved from PortfirInsa: http://portfir.insa.pt/
Serviço Nutrição Solinca